Unanimidade e eternidade

Conheço raríssimas pessoas que são unanimidade em qualquer quesito. Poucas agradam ou são detestadas por uma maioria e muitas ficam no meio do caminho, aquele da mediocridade, que nada mais é do que o cidadão mediano, nem tanto do lado de lá, nem tanto do lado de cá. Médio, portanto, sem qualquer julgamento de valor.

O Álvaro Vicente, porém, sempre foi uma unanimidade e ainda é, embora tenha sido levado prematuramente por essa peste, sem chance de se despedir dessa gente toda que o amará para sempre. As postagens nas redes sociais, após a sua morte, nesta semana, nunca foram tão sinceras e, carinhosamente, de agradecimento verdadeiro por tê-lo como amigo.

Amigo e mestre da música, ofício que o levou a conquistar o coração de todos os seus pupilos, hoje enlutados, mas gratos, imensamente gratos, por terem aprendido muito mais do que acordes e partituras. Com ele, agregaram o valor da amizade verdadeira, da ingenuidade, da transparência, da solidariedade e do abraço fraterno, também nos roubado por esta pandemia.

Conheci poucos como ele, e olha que eu conheço muita gente por este mundo afora! Mas como o Álvaro, raríssimos. A música nos aproximou nos saraus e no projeto por ele idealizado, o Cordas Vivas. Foram anos, muitos anos de parceria que, tenho certeza, continuará por meio de seus alunos e dos grandes músicos que ele formou.

Eis o legado de quem cumpre sua missão com autenticidade, com verdade, com amor e vocação. Acostumados que estamos aos talentos forjados, são esses, como ele, que nos resgatam a esperança de que, mesmo raros, haverá outros que serão unanimidade e que, se tivermos sorte, cruzarão conosco o mesmo caminho.

Com todo o pesar, essa crônica é em tua homenagem, Álvaro Vicente! E, ainda que não possas lê-la, é certo que estás presente nas entrelinhas, essas que a gente não vê, mas que dizem muito sobre quem é unanimidade, como tu, uma raridade na vida de todos os amigos que deixaste aqui. A eternidade deve ser isso!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s