Oportunizar aos jovens o contato com profissionais de diferentes áreas falando sobre leitura e permitir que consigam desbravar o universo da leitura e escrita, descobrir novos mundos, entender um pouco mais a si mesmo e à vida, aprendendo a pensar por si. Estes são os objetivos do Projeto LI – Leitura Integral, que está realizando oficinas de leitura e escrita integral com estudantes, idealizado pela Tai Editora. Mais do que o ato de ler e de escrever, a oficina é uma tentativa de estimular o exercício da leitura e escrita pensante que se apresenta a eles de diferentes formas, seja na literatura, nos quadrinhos, no audiovisual, na música e até mesmo na mídia.
As atividades serão realizadas nos meses de junho, julho e agosto com os estudantes dos 7°, 8° e 9° ano da Escola Alípio Sperb em Taquara. Devido a pandemia, as oficinas acontecerão de forma remota durante o horário escolar, integrando sua grade curricular, além da entrega de materiais impressos aos alunos.
Os organizadores, sabedores de que é inegável que ler e escrever faz parte do dia a dia das pessoas e, cada vez mais, é necessário que o conteúdo seja interpretado de forma adequada, entendem que o projeto vem para atender essa necessidade. “Ao trabalhar com adolescentes, observamos a necessidade de pensamento crítico, de análise sobre as suas leituras, aqui indo além de apenas livros. Queremos contribuir com esse poder de interpretação levando os alunos a questionarem, expandirem suas ideias e criarem suas próprias escritas”, comenta Taína Lauck, uma das idealizadoras do projeto.
O projeto será dividido em etapas com oficinas contemplando teoria e prática referentes a cada um dos temas abordados, totalizando oito encontros. O jornalista Rafael Tourinho Raymundo será o oficineiro responsável por compartilhar o conhecimento e comandar os momentos de aprendizagem. Além disso, cinco experts em suas áreas de atuação foram convidados para trazerem ainda mais informação, adequada à sua realidade profissional e contribuindo ainda mais com o debate junto aos estudantes. São eles: Ilana Lehn (poetisa, escritora e produtora de eventos literários), Lidiani Lehnen (jornalista cultural e idealizadora do site Drops do Cotidiano), Muriel Paraboni (artista multimídia, poeta, professor, crítico e curador de cinema e artes), Rodrigo Viegas (designer, produtor audiovisual e roteirista e desenhista de quadrinhos) e Thiago Heinrich (músico multi-instrumentista e produtor musical). Ao final, além de todo o conhecimento que os alunos vão adquirir com as oficinas, lives e materiais complementares, ainda terão seus textos publicados em um livro digital.

A organização é de Tai Editora e Instituto Gaúcho Pró-Cidadania, em parceria com o Sesc Taquara, a Prefeitura de Taquara e a Escola Alípio Sperb. O Projeto LI – Leitura Integral foi contemplado no Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo, através da Lei Aldir Blanc. É possível saber mais o projeto pelo Site www.lileituraintegral.com, Facebook e Instagram.