A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Taquara, por meio da Diretoria de Cultura, lança nesta sexta-feira, 30 de abril, o e-book “Taquara 135 anos: história e pertencimento”. O livro digital contém textos e imagens produzidos pelos vencedores do Concurso Fotográfico e Literário de mesmo nome. O livro digital está disponível no site da Prefeitura de Taquara.
De acordo com a prefeita municipal, Sirlei Silveira, o projeto é uma importante ferramenta de autoestima taquarense. “Em cada texto e foto aqui publicados encontramos palavra a palavra, ângulo a ângulo o amor de quem não apenas mora em Taquara, mas também se inspira na história do nosso Município e se orgulha das histórias próprias vividas neste solo. Os contos, crônicas e poesias e as imagens dos participantes do concurso literário e fotográfico trazem lembranças, recortes no tempo, capturas precisas, pequenos fragmentos de quem se sente envolvido à cidade”, comenta a mandatária.

Confira abaixo os projetos destacados nas 33 páginas do e-book:
Poesias
- Bambu e Taquara, de Bruna Foscarini da Silva (1º lugar);
- Minha Amada Taquara, de Gabriela Prado (2º lugar);
- 135 Ruas, de Mateus Werb (3º lugar).

Contos
- A Minha Inspiração, de Tales Völker (1º lugar);
- Manuelzinho da Gruta, de Mateus Werb (2º lugar);
- Lembranças de Minha Amada Taquara, de Gabriela Prado (3º lugar).

Crônicas
- Mulheres de Bambu, de Mateus Werb (1º lugar);
- Impressões de uma Infância anos 90 em Taquara, de Núbia Cristina Silva dos Santos (2º lugar);
- A Amizade D’Ela, de Edileuza Nunes dos Santos (3º lugar).

Concurso fotográfico – categoria amador
- Cristina Kirsch (1º lugar);
- Gustavo Nubile (2º lugar);
- Anderson Peters (3º lugar)

Concurso fotográfico – categoria profissional
- Luis Paulo Mussatto Jaques (1º lugar);
- Cristian Rafael Thume (2º lugar);
- Diuly Stephanie Fischer dos Santos (3º lugar).

Os textos literários e as fotografias dos autores que receberam menções honrosas também podem ser conferidos no e-book com acesso ao Código QR, facilmente escaneado pelo telefone celular através da câmera.
A diretora de cultura, Regina Valentini, destaca a importância de quem fez e para quem foi feito o livro digital. “Este é um presente a todos os participantes que apoiaram a ideia, confiaram em nosso projeto, bem como um regalo à comunidade taquarense para que tenham acesso a este lindo material, já que, por causa da pandemia, não foi possível a realização de um grande evento para recebermos a todos. Esperamos de coração que gostem, pois este e-book foi elaborado com todo carinho”, enfatiza.
O e-book “Taquara 135 anos: história e pertencimento” tem o planejamento de Regina Valentini e Cristiano Vargas, coordenação de Regina Valentini e Iana Kleinkauf, edição e diagramação de Marianna Cunha e revisão de Iana Kleinkauf e Magda Rabie.
*Foto de capa: Luis Paulo Mussatto Jaques