Secretaria da Cultura lança programação com o propósito de refletir sobre o Dia do Índio

O Dia do Índio, celebrado oficialmente em 19 de abril – próxima segunda-feira –, é um importante convite à reflexão sobre as reais condições da população indígena no Brasil, uma vez que a data em si não traduz, exatamente, os verdadeiros anseios dos povos originários. A data, criada há mais de 70 anos, não é bem vista por algumas lideranças indígenas e militantes, que consideram o fato preconceituoso e carregado de estereótipos. 

Diante desse contexto, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) promoverá, nas redes sociais, uma série de atividades que integram a programação intitulada Repensando o 19 de abril – uma reflexão sobre as contradições desta data”. De 19 a 23 a de abril serão publicados exposições, debates, shows musicais e vídeos com depoimentos de lideranças indígenas e especialistas. “A verdadeira reflexão sobre a causa indígena exige, sobretudo, ouvir o que essa população tem a dizer. Ninguém melhor do que eles, os índios, para falar o que representa o 19 de Abril”, afirma a assessora de Diversidade da Sedac, Clarissa Lima.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, ressalta a importância dessa ação, cujo objetivo é oportunizar a análise, a reflexão e a compreensão sobre os povos indígenas. “As tradições, os ritos e os saberes dos povos originários se confundem com a riqueza da formação cultural gaúcha. Reconhecer, aprender e valorizar essa vasta e diversificada cultura e suas manifestações é o principal objetivo da proposta ‘Repensando o 19 de abril’ ”, explica.

Confira a programação da Sedac – “Repensando o 19 de Abril”

  • De 19 a 23 de abril, serão publicados vídeos nas redes sociais da Sedac, com lideranças indígenas e especialistas no tema, sempre ao meio-dia.
  • 19 de abril – Vídeo 1: Rejane Paféj Kanhgág – psicóloga, Território Indígena Nonoai (RS).
  • 20 de abril – Vídeo 2: Cacique Cirilo Morinico , Aldeia Mbyá-Guarani Anhetengua (Porto Alegre).
  • 21 de abril – Vídeo 3: Iracema Gatên-Kuja e parteira, Aldeia Kaingang Oré Kupri (Porto Alegre).
  • 22 de abril – Vídeo 4: Márcia Londero – socióloga, indigenista.
  • 23 de abril – Vídeo 5: Encerramento, com a participação de todos os integrantes dos vídeos anteriores.

Local: todos os vídeos estarão no Facebook, no Instagram e no Youtube da Sedac.

Dia do Índio

O Dia do Índio foi instituído no Brasil pelo decreto 5.540, de 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas. A proposta partiu do general Marechal Rondon, que criou, em 1910, o Serviço de Proteção aos Índios (SPI) – atual Funai (Fundação Nacional do Índio). 

A data surgiu a partir de um protesto dos povos indígenas do continente americano, em 1940, quando um Congresso organizado no México se propôs a debater medidas para proteger esses povos no território. Inicialmente, os indígenas boicotaram o evento, mas, no dia 19 de abril, participaram das discussões. Por conta disso, a data foi escolhida para celebrar o Dia do Índio. 

Poucos países reconheceram a data. O Brasil não aderiu às deliberações do Congresso, mesmo assim, reconheceu o dia, alguns anos depois. Além do Brasil, Costa Rica e Argentina também adotaram a data.

Segundo o Grupo de Trabalho Internacional para Assuntos Indígenas (International Work Group for Indigenous Affairs; IWGIA), uma organização mundial sem fins lucrativos, sediada em Copenhage (Dinamarca), estima-se que haja 370 milhões de indígenas no mundo – sendo eles divididos em, pelo menos, cinco (5) mil povos em todas as nações. A chegada dos portugueses no Brasil, em 1500, dizimou grande parte da população indígena, mas isso não impediu a propagação de uma forte herança cultural, seja na criação das palavras, hábitos e alimentação.

*Foto capa: portal.iphan.gov.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s