Jana Eberthe lança “Make Up Your Mind”, canção que marca novo momento de sua carreira

Reconhecida pela força como intérprete e por sua voz potente, Jana Eberthe lançou, nesta sexta-feira, 26, a canção autoral “Make Up Your Mind”. Com 39 anos de estrada dentro da música, esta é a segunda canção autoral apresentada pela artista que considera o lançamento um marco em sua carreira. Cantada em inglês, algo que surgiu de forma muito natural, considerando inclusive os covers que costumava fazer e suas parcerias musicais, a música está disponível no Spotify e também pode ser conferida no Youtube.

A criação da música é uma parceria. “Make Up Your Mind” foi escrita por Ale Marks, mas Jana considera como se tivesse sido feita por ela. “Me identifico totalmente. Ela é quase uma biografia minha. São mudanças na minha vida particular nos últimos 4 anos que refletiram na minha carreia, coisas que eu não faria antes , coisas que antes eu não dava a devida importância e agora dou”, declara. A canção traz uma mensagem de que é preciso fazer o que se acredita e acreditar no que se faz. No processo de criação, a dupla conversa, Jana passa as suas ideias e conceitos e Ale coloca em palavras e melodias para que, depois, a voz marcante da cantora entre em cena. “Não tenho intimidade para compor, nem com as palavras. Mas participo de todo o processo. Eu preciso acreditar no que vou cantar, pois do contrário não soaria verdadeira. Eu preciso me enxergar na obra para me doar ao máximo, aí visto a roupa da personagem”, declara.

A canção está disponível no Spotify

Trajetória

A artista considera que seu interesse pela música nasceu com ela, já que é de uma família de artistas e músicos. Praticamente aprendeu a cantar ao mesmo tempo em que aprendeu a falar, pois aos dois  anos já estava no palco do Teatro Pinduca ao lado do avô. Seu pai era palhaço de circo, ambiente onde ela cresceu e se desenvolveu como pessoa e artista. Aos sete anos, cantou em um conjunto de baile de um tio seu, em São José/SC, onde morava na época. “Um dia eu pedi pra cantar e mesmo contrariado ele aceitou. Desde este dia viram que eu cantava. Na mesma noite eu fui junto cantar no baile. Desde este dia nunca mais parei, apenas pequenas pausas, mas esta foi sempre minha vida. Já com sete anos eu ganhava cachê, desde frutas em calda, a roupas e dinheiro. Estes foram os primeiros cachês. São 39 anos de carreira profissionalmente”, relembra o seu início.

Suas primeiras influências foram Elba Ramalho, Amelinha, Sandra de Sá e Clara Nunes. Quando mudou-se para o Rio Grande do Sul, com o Teatro Teleco cantava praticamente todo o repertório da Clara Nunes. No Estado aproximou-se da música nativista com artistas como João de Almeida Neto, Delcio Tavares e músicos de festivais, além de Dante Ramon Ledesma, que foi quem a levou para a música latina. Nessa época, entrou em conjuntos de baile em Igrejinha e adquiriu experiência de palco. “Aos 18 anos, já no segundo conjunto, fui para a música internacional, ainda mesclando com música brasileira por uma questão comercial, mas meu interesse pela música internacional começou ali. Até então não cantava nada em inglês. Nas primeiras músicas eu levava três a quatro semanas por causa da pronúncia, pois só tinha tido contato com o idioma na escola”, relembra. Como artista de covers em bandas de diferentes estilos, a artista tem passagem por diversos palcos do RS e SC.

Em 2017, Jana conheceu Fabio Ermel e Ale Marks e o trio montou uma banda de covers. Depois disso, seguiu fazendo um duo com Ale Marks. Foi quando surgiu a ideia de trabalhar com músicas inéditas. Sua primeira música autoral foi lançada em 2019, intitulada “Master Key”.

Com a pandemia, Jana Eberthe começou a filtrar e imaginar novos cenários e possibilidades, então decidiu que era o momento de dar um passo a frente e trabalhar somente músicas autorais. “Esta nova música é um marco na minha carreira, estou dizendo isso aqui pela primeira vez, as pessoas que me seguem estão lendo isso pela primeira vez. Agradeço todos que por esse tempo todo me acompanharam, mas chega uma hora que é preciso tomar as rédeas. Espero que vocês fiquem curiosos para ouvir essa nova fase”, declara empolgada e projetando o futuro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s