Você sabia que o fenômeno Big Brother é inspirado na literatura?

O sucesso do programa Big Brother é indiscutível, sendo um dos realities de destaque nas televisões de quase todo o mundo. Aqui no Brasil, o triunfo do Big Brother Brasil é enorme também, alcançado índices invejáveis na audiência. O que muitos não sabem é que o formato do programa (criado pelo executivo holandês John de Mol) teve inspiração no livro 1984, de George Orwell, lançado em 1949.

No livro, podemos conhecer a história de Winston, um homem solitário que vive em um mundo que, após uma guerra de escala global, vê o mundo com sua geografia redesenhada, com apenas três Estados de dimensões continentais. Graças às teletelas, toda a população é vigiada a todo momento, dentro de casa e na rua, e não há privacidade. O governo manipula a história, reescrevendo-a literalmente – há um ministério dedicado a essa tarefa, o da Verdade, no qual Winston trabalha -, para contar a versão dos fatos mais conveniente para o líder todo-poderoso, onipresente e abstrato “Grande Irmão (Big Brother)”.

É curioso notar que, assim como em “1984”, quando os participantes do Big Brother veem a éfigie do apresentador na tela, esses o enaltecem da mesma forma que os habitantes da Oceania fazem com o “Grande Irmão”.

Ficou curioso para ler o livro? Compre aqui.

Um sucesso contemporâneo

A obra-prima de Orwell sempre foi objeto de discussão e análise justamente pela potência inquestionável de sua narrativa distópica que, em ocasiões recentes, mais uma vez teve sua relevância cultural e literária reafirmadas, sempre despertando o interesse dos leitores: no Brasil, assim como em outros países, 1984 está sempre nas listas dos livros mais vendidos. Mesmo após 71 anos do lançamento de sua primeira edição, o livro se mantém atual e relevante como nunca. O motivo? Crises políticas e sociais em todo o planeta, que representam uma ameaça real à democracia.

O livro é considerado um dos clássicos do autor e essencial para trazer à tona reflexões sobre regimes autoritários. O título é destaque no Skeelo e pode ser acessado por seus assinantes pelas plataformas Android e iOS, nas lojas Google Play e App Store, ou pelo site www.skeelo.app. A obra também está disponível na Amazon, em versão impressa e Kindle.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s