Como superar a Procrastinação

A maior parte das pessoas sofre desse mal, em alguma medida. Quem nunca procrastinou que atire a primeira pedra! Assim, o intuito desse texto é colaborar para o esclarecimento desse fenômeno e trazer estratégias para implementação nas nossas vidas. Bora superar a procrastinação?!

Para escrita desse texto me inspirei numa aula que realizei recentemente e algumas interações nas redes sociais sobre essa temática. Decidi então responder aqui algumas perguntas que recebi. Acredito que também possam lhe ajudar. 

O que é procrastinação? Ato de ADIAR algo ou PROLONGAR uma situação para ser resolvida DEPOIS.

O mundo atual estimula a procrastinação? Sim, fornecendo uma infinidade de DISTRAÇÕES: redes sociais, videogame, filmes ou séries, tarefas pequenas e sem importância para concluir. Então, o segredo seria deixar de fazer tudo isso? A questão não está no que deixar de fazer, mas no tempo dedicado a cada uma dessas e outras atividades. Estabeleça um horário/tempo para cada uma. Por exemplo: 2 horas para série/filme, redes sociais 3x no dia… depende da sua disponibilidade de tempo e do que é prioridade nesse momento.

Por que você procrastina? Geralmente DISTRAÇÃO, SOBRECARGA ou TAREFAS QUE NÃO GOSTA  são os grandes vilões. 

Qual o primeiro passo para a mudança de hábito? Identifique o que está acontecendo! Se faça as seguintes perguntas: Sua rotina está muito bagunçada, sem um planejamento? Está com mais demandas do que pode dar conta? Encaixa mais trabalho, sem ver a sua disponibilidade? Tem um alto grau de exigência consigo?Procrastinação e autocompaixão tem conexão? Vejo que o segredo está em adequar o nível de autocompaixão. Por vezes temos autocompaixão elevada, o que quer dizer muita tolerância com nossas dificuldades (se assim for, podemos procrastinar ainda mais). Por outro lado, se a autocompaixão for pequena ou nula, nossa autoexigência pode ser demasiada, se culpabilizando por ainda não ter feito alguma tarefa. Então, avalie bem seu momento e tenha autocompaixão na medida certa.

Quais estratégias podem ajudar?

  1. Tenha METAS de preferência micro metas (defina o que fazer e até quando). Quebre grandes tarefas em pequenos pedaços realizáveis e com prazos concretos. Comece por se comprometer a trabalhar por apenas ALGUNS minutos.
  2. Desenvolva um PLANO DE AÇÃO – fazer um planner da sua semana com o que precisa fazer cada dia, ajuda muito. Mas lembre-se de deixar algumas lacunas para possíveis imprevistos. Não crie uma agenda muito apertada! Dê alguns intervalos!
  3. Técnicas Comportamentais e Técnicas Cognitivas – lista de tarefas ou checklists podem ajudar; Responsabilizar-se por suas ações e visualizar-se no futuro quando tiver concluído suas demandas, entendendo a importância de fazer isto AGORA. Visualize o seu futuro para se motivar. Conte até 10 antes de ceder ao seu impulso de procrastinar.
  4. Identifique ciclos de produtividade – qual o turno que tem mais disposição: manhã, tarde ou noite? 
  5. Elimine ou minimize distrações e interrupções Deixe o celular longe e estabeleça regras para você mesmo (acesse seu celular nos intervalos estabelecidos).
  6. Alterne entre tarefas e defina recompensas – Alterne entre as tarefas estrategicamente para evitar ficar entediado (para algumas pessoas funciona melhor fazer algo que não gostam muito e depois o que têm preferência). Defina recompensas para suas realizações, exemplo: quando terminar tal tarefa, vou me premiar com um tempo de folga ou com um capítulo da minha série favorita…

A técnica pomodoro pode funcionar? Esta técnica ajuda muita gente. É preciso testar se você se adapta a ela. Detalhes da técnica pomodoro: divisão do tempo em 25 minutos dedicados a uma tarefa, 5 minutos de intervalo, mais 25 minutos dedicados a tarefa, 5 minutos de intervalo, e assim sucessivamente até completar uma hora (num total, serão 4 períodos de 25 minutos e 3 intervalos de 5 minutos entre os períodos). Ao final de 60 minutos, descansar de 15 a 30 minutos.

Qual a melhor estratégia? Cada pessoa tem um funcionamento próprio e coisas que funcionam melhor ou pior. Assim, MONITORE seu progresso e AVALIE o que funciona para você. Não é uma receita de bolo! Permita-se testar algumas das ideias desse texto e veja se funciona para você. Outra ideia é conversar com pessoas que você admira por lidar bem com a procrastinação. Certamente elas poderão dividir contigo alguma estratégia que funciona para elas. 

E uma última dica por hoje: Troque o DEPOIS pelo AGORA. Não se cobre tanto. Faça no seu tempo. E coloque doses de leveza na sua rotina. O que é prioridade agora?

Forte abraço, paz e bem na sua vida e da sua família.

Caso tenha alguma outra dúvida sobre procrastinação, você me encontra em @carreiraskarnalelinden e @lulindencarreira

Esse texto agregou algo na sua vida? Vou adorar saber disso. Fique à vontade para colocar nos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s