Faccat recebe cópia do projeto Origens do Carnaval em Taquara

O projeto Origens do Carnaval em Taquara, que começou a ser desenvolvido no segundo de 2019, foi concluído e entregue para as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), no último dia 26 de fevereiro, por meio da coordenadora curso de História, Andrea Helena Petry Rahmeier. Foram meses de pesquisa, de coleta de dados, de entrevistas orais e de muito amor envolvido por uma festividade que era a marca registrada de Taquara no século passado.

O projeto Origens do Carnaval em Taquara buscou contextualizar a história cultural, social e econômica das festividades de carnaval no município, usando como metodologia de pesquisa, entrevistas com taquarenses, revisão bibliográfica e levantamento de material iconográfico que será apresentado através de exposição.

De acordo com uma das coordenadoras da iniciativa, Vanessa Sanches, a pesquisa envolveu um estudo dos últimos 80 anos.  A pesquisa teve por meta, entre outras finalidades, conhecer os aspectos cultural, social e econômico do carnaval taquarense ao longo dos anos.

O projeto foi idealizado pelo carnavalesco e presidente da Escola de Samba Mocidade Independente Jardim do Prado, José Luís Lopes da Silva, sob a coordenação do Coletivo Pró-Cidadania. A iniciativa ainda contou com o apoio do curso de História da Faccat e financiamento por meio do Edital FAC Folclore da Secretaria do Estado de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s