Fenavinho lança documentário sobre produção do ‘Vinho da Corte’. Edição limitada tem curadoria do trio.

O processo que leva à elaboração de vinhos de qualidade superior passa por uma série de etapas – por vezes, desconhecidas do público. Para desvendar o complexo sistema que envolve os bastidores de uma produção vitivinícola, a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), em Bento Gonçalves, registrou a elaboração do ‘Vinho da Corte’ em imagens e transformou o conteúdo em um documentário.

O material narra todas as fases do processo – da colheita das uvas nas videiras até o momento do amadurecimento nas barricas de carvalho para ser engarrafado. Desde o início do ano passado as soberanas vêm acompanhando o passo a passo – colheita, desengace, definição do corte, tempo nas barricas e envase. O objetivo do projeto é justamente valorizar toda a cadeia produtiva da uva e enaltecer os vinhos do município.

O coordenador do comitê da 17ª Fenavinho, Roberto Cainelli Júnior, pontua o compromisso que a Fenavinho tem em valorizar e fortalecer vitivinicultura local. “A ideia é aproximar enófilos, produtores, comunidade e pessoas com potencial interesse pelo mundo do vinho, em um produto audiovisual que registra o processo vinícola junto com a cultura que envolve esse mundo. Com o projeto do Vinho da Corte, além de propormos um lote especial de garrafas que carrega a personalidade das soberanas da festa, podemos entregar a todos um registro que fica como legado”, pontua. O ‘Vinho da Corte’ terá 80% da base de Merlot, ficando a critério das soberanas mensurar a combinação com outras variedades. O lote limitado a 300 garrafas será leiloado em 2021.

A linha narrativa também enaltece os personagens envolvidos: os produtores e as próprias soberanas eleitas em 2018 – a Imperatriz, Bárbara Bortolini, e as Damas de Honra, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso. Os créditos de edição são da agência Gecê Comunicação, com imagens de Daniel Flores e colaboração de Alvo Global e Exata Comunicação na produção e roteiro.

Imperatriz da 17ª Fenavinho Bárbara Bortolini e a Dama de Honra, Ana Paula Pastorello./ Crédito Gilmar Gomes

A 17ª edição da Fenavinho está prevista para ocorrer entre os dias 03 e 13 de junho de 2021, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Lá, o público poderá conferir as atrações da Vila Típica (que ocorre de forma conjunta com a 30ª ExpoBento). Ao longo dos 11 dias de festa, haverá programação de shows, ofertas de compras e experiências enogastronômicas – um verdadeiro espaço de encontro e convívio comunitário para enaltecer os costumes e as tradições dos imigrantes italianos. A proposta do espaço é reproduzir os cenários do início do século 20, concentrando as mais respeitadas vinícolas brasileiras e reunindo a farta e saborosa gastronomia típica. Mais informações em www.fenavinho.com.br.

*Foto de capa: Imperatriz Bárbara Bortolini, (centro) e as Damas de Honra, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso / Crédito Gilmar Gomes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s