Memória, Cultura e Identidade: Livro digital reúne resultado de pesquisas do Mestrado da Faccat

Reunindo resultados de trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Programa de Pós-graduaçāo em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Faccat, através da linha de pesquisa Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional já está disponível para download gratuito o livro digital Memória, Identidade e Patrimônio Cultural: uma construção dos estudos regionais. O e-book tem como organizador o professor doutor Daniel Gevehr, das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

De acordo com o professor, com 202 páginas, o livro é o resultado de um trabalho de mais de 3 anos, que reúne pesquisas da linha de pesquisa 1 do Mestrado. “É uma coletânea de textos que dialogam sobre Patrimônio Cultural, de Identidade de gênero, Identidade Étnica, de relações interétnicas, questões relacionadas à Educação”, explica. O professor ainda ressalta que os capítulos foram escritos por ex-alunos do Mestrado e que foram seus orientandos.  “A ideia surgiu para reunir essas pesquisas e para divulgar as ações do Mestrado”, frisa o professor Daniel.

Obra de relevância para o desenvolvimento regional

A linha em questão aborda as dimensões culturais, políticas e institucionais do desenvolvimento regional, bem como a análise crítico-histórica e a proposição de políticas públicas de desenvolvimento e ordenamento territorial. Abarca também pesquisas sobre capital social, patrimônio e representações culturais, metodologia e princípios do planejamento público e políticas e instrumentos de ordenamento territorial.

Também merece destaque nesse contexto, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e Processos Identitários (NIEMPI), que contribui de forma singular para o desenvolvimento das pesquisas apresentadas nessa obra, que contemplam temas diversos, mas que dialogam entre si, como as questões de raça, etnia, gênero, espaços urbanos, cemitérios, turismo e educação.

Professor Doutor Daniel Gevehr, organizador do livro

Todos esses temas tencionam discussões sobre memória, identidade e patrimônio cultural, contribuindo com o aprofundamento da análise de questões regionais, uma vez que particularizam determinados cenários e contextos, apresentando leituras sobre essas situações-problema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s