Desbravadores distribuirão planta que auxilia no combate ao mosquito da dengue em Parobé

Integrantes do Clube de Desbravadores Baluarte de Parobé, em parceria com a Secretaria de Saúde e da Vigilância em Saúde, irão distribuir gratuitamente para a comunidade sementes da Crotalária. A planta atrai a libélula, inseto predador de mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O projeto piloto terá início neste sábado, 9, no bairro Jardim, a partir das 14h.

Segundo o prefeito de Parobé, Diego Picucha, o Clube de Desbravadores decidiu ajudar a comunidade comprando as sementes de crotalária e as cultivando em parceria com a administração. “Somos parceiros dessa ação em prol de um trabalho que é de grande importância e relevância para o nosso município, que é o de eliminar o máximo possível dos focos do mosquito”, destaca.

Crotalária Juncea

Crotalária Juncea

A Crotalária juncea é uma leguminosa, tipicamente plantada depois de retirada da produção nas lavouras, agindo como cobertura, um tipo de adubação verde, com o intuito também de reduzir nematoides presentes na área. Plantada nos quintais na cidade, cresce e após 100 dias em média, floresce. Atrai o inseto voador conhecido como libélula, que coloca seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Os ovos viram larvas que se alimentam de outras larvas e, se no local tiver larvas do Aedes, elas serão “comidas” pelas larvas da libélula. Além disso, a própria libélula quando adulta se alimenta do mosquito Aedes aegypti.

É importante frisar que o uso da Crotalária não dispensa a responsabilidade de cada morador com o seu quintal e nem do governo local com os espaços públicos de efetuar o combate, ela serve como controle biológico, é uma ajuda importante e ambientalmente adequada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s