Em encontro realizado nesta quinta-feira, 07, a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, e representantes da administração municipal, receberam o empresário Sandro Luz, da Porto Incorporadora, de Parobé, e o arquiteto Fabiano Lima, para falar sobre o projeto de construção de um prédio de 91 andares pela construtora na região central da cidade. O empreendimento ficará localizado em terreno junto às ruas Guilherme Lahm, Rio Branco e Ernesto Alves.
O projeto recebeu, no final do ano passado, a viabilidade de construção. Agora, necessita apresentar a documentação exigida para, então, ter a licença prévia ambiental. Passado este processo será emitida a licença de instalação, que dá a autorização pelo município para o início da construção. De acordo com Lima, todos os projetos, como financeiro e estrutural, devem ser finalizados entre abril ou maio. A última licença pelo município será a de operação, para o empreendimento ser ocupado.
O secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos, Luciano Campana, destacou que todo o processo deve ser acompanhado com transparência entre poder público e a incorporadora. “Queremos que as coisas aconteçam, não estamos aqui para sermos impeditivos. Mas estas questões técnicas precisam ser alinhadas, tudo acompanhado com cautela. É uma questão de responsabilidade com todo mundo, pois será bom para a empresa e município”, destacou.

Conforme Sandro Luz, a ideia é que o projeto traga desenvolvimento para Taquara, atraindo empresas para o município e movimentando a economia local. “Vamos apresentar cronograma de obras físico e financeiro para a Prefeitura, com prazos e valores. Este planejamento se dará após a definição da fundação da construção”, reforçou. Como contrapartida para o empreendimento, o município pede a construção de uma estação de tratamento de esgoto.