Projeto Meninas Cidadãs em Taquara: “Sejam sempre uma mulher que ajuda outra mulher”

Mesmo em um ano atípico, onde o mundo foi surpreendido por uma pandemia, o projeto Meninas Cidadãs, que tem como principal propósito formar cidadãos e cidadãs comprometidos com o combate à discriminação e responsáveis com a coletividade, não extinguiu seus encontros e, de forma virtual, acompanhou meninas de diversos bairros de Taquara.

Desde que o programa iniciou, em 2017, cerca de 140 alunas de sete escolas do município já participaram da iniciativa. “Comecei em 2017 num trabalho voluntário na escola Getúlio e, desde lá, acompanho – hoje junto a outras psicólogas – meninas que foram descobrindo o seu valor, os seus direitos”, comenta a psicóloga Dra. Karla Rafaela Haack, orientadora do projeto.

A psicóloga complementa deixando uma mensagem. “Nunca esqueçam daquela palavrinha difícil que se chama sororidade e, sempre que possível, coloquem ela em prática. Jamais desistam do sonho de vocês, porque o poder está justamente na capacidade de superar desafios, obstáculos e vocês tem a força necessária. Sejam sempre uma mulher que ajuda outra mulher”, finaliza a psicóloga.

Idealizadora do projeto, a professora Mônica Faccio destacou sua gratidão. “Aprendemos o que não podemos aceitar e que ser cidadã é se responsabilizar pela gente, mas também pelas outras pessoas, aquela palavrinha que vocês tanto falavam, a tal da sororidade. Sou muito orgulhosa de ser coordenadora deste projeto”, comenta a professora.

O projeto Meninas Cidadãs é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes sendo instituído, em Taquara, pela Lei Municipal nº 6.187, em 16 de abril de 2019.

*Fotos: Magda Rabie

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s