Inovação e Empreendedorismo na região: Grupo de voluntários cria a Comunidade Paranhana Valley

Na última sexta-feira, 11 de dezembro, aconteceu, na cidade de Taquara, a primeira reunião presencial da Comunidade Paranhana Valley, que reúne voluntários interessados em desenvolver e fortalecer o Ecossistema de inovação no Vale do Paranhana. O ato contou com a participação dos líderes da Comunidade e de convidados interessados em saber mais sobre a proposta, representando diversos segmentos da sociedade, como empresas, governo e instituições de ensino.

A ideia de se organizar em forma de comunidade surgiu de um grupo de voluntários que estava organizando o primeiro evento internacional de startups do Vale do Paranhana, o Startup Weekend, que iria ocorrer na Faccat no mês de maio de 2020, mas que acabou sendo cancelado por causa da pandemia.

O grupo se formou após vários encontros casuais dos envolvidos em eventos de inovação e empreendedorismo que ocorrem fora do Vale. “Eu pensava que era importante começar a falar de inovação e empreendedorismo aqui na região, porque vi regiões próximas se fortalecendo e gerando novos negócios, por exemplo, como em Novo Hamburgo e no Vale do Taquari. Comecei a frequentar eventos em outras regiões e coincidentemente comecei a encontrar pessoas daqui da região do Paranhana que também pensavam parecido, então começamos a nos conectar e pensar o que poderia ser feito”, diz Yuri Ribeiro, um dos líderes da Comunidade Paranhana Valley.

Primeira reunião oficial da Comunidade Paranhana Valley

Os líderes da Comunidade Paranhana Valley são:

  • Alexandre Matte Jr. – Head de Inovação da Aniger;
  • Éderson Nunes – CEO da Eccho Coworking e colunista da Vigília Nerd;
  • Ítalo Silva – CEO da Mais Digital;
  • Stéfano Kaefer – Desenvolvedor na Pipe;
  • Yuri Ribeiro – Gestor de inovação do InovaRS e Diretor da Right Way Parobé.

Região próspera e competitiva

Apesar dos acontecimentos do ano de 2020 ter atrasado um pouco os planos, a comunidade se organizou através de reuniões on-line e aproveitou o momento que a região passou pela bandeira laranja para fazer a primeira reunião presencial. Na ocasião, foi apresentada a missão e a visão de futuro que a Comunidade tem para o Vale. Também foi feita uma discussão entre os presentes para identificar as perspectivas sobre o futuro da região, bem como cada um poderia contribuir.

Identificou-se que é necessário trabalhar os aspectos culturais e educacionais, através de eventos e ações no Vale do Paranhana, para que se possa alcançar a missão de futuro que a Comunidade Paranhana Valley propôs ao término da reunião. “Transformar o Vale do Paranhana em uma região próspera e competitiva, conectada a uma economia global intensiva em geração de conhecimento, para que até 2030 se torne uma região que atrai e retém talentos e negócios promissores”.

Ao fim, foi assinada uma carta de compromisso entre os presentes, para gerar pertencimento e manter o engajamento dos membros, também foi definida uma agenda de atividades que será apresentada em breve.

Carta de compromisso da Comunidade Paranhana Valley

* Fotos: Divulgação Comunidade Paranhana Valley

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s