Igrejinha é conhecida como a Capital Estadual do Voluntariado e, o Parque Alto da Pedra, um de seus principais pontos turísticos, também é mantido pelo trabalho não remunerado de apaixonados pela cidade. Quem gerencia o local é o Clube Serra Grande de Voo Livre (CSGVL), que atua em prol do turismo e do esporte há quase 40 anos.
Fundado em 1983, a história do grupo se confunde com a do Morro Alto da Pedra, que atualmente sedia o Parque. O CSGVL, que atualmente conta com 30 associados e 8 diretores, foi a primeira entidade a reconhecer o potencial do local que logo seria chamado de ‘Morro da Asa’ e, há 37 anos, trabalha voluntariamente no espaço.
Com a gestão do CSGVL, o Parque Alto da Pedra segue o mesmo exemplo de gestão de outros pontos espalhados pelo Brasil. O Pico do Gavião, em Andradas (MG), e a Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro (RJ), também são administrados pelos seus clubes de voo locais e referência na prática esportiva.
Para o presidente do CSGVL, Carlos Petry, é imprescindível que o Morro seja gerenciado pelo clube. “O grupo trabalha gratuitamente em prol do Morro desde os anos 1980, cuidando do lugar e conciliando desenvolvimento com preservação natural. Não há pessoa ou entidade melhor para gerir o local do que um clube de voo, afinal ele conhece profundamente o esporte e seu potencial turístico, gerando benefícios ao espaço e a toda a cidade”, destaca.

Exploração imobiliária preocupa
Uma questão tem gerado preocupação aos voluntários: a exploração imobiliária da região. “O entorno do Parque vem sofrendo abusos com o desmatamento, comércio de lotes e a construção irregular em áreas de preservação permanente. Sem ações públicas, a Serra Grande e sua belíssima encosta poderá em breve perder sua beleza natural por conta da ganância e exploração imobiliária de algumas pessoas. O poder público precisa agir para impedir a desfiguração do Morro e seus arredores”, pede o presidente.