Cirurgia bariátrica reduz o risco de câncer de pâncreas, aponta estudo

Noticiado em outubro, nos Estados Unidos, um novo estudo aponta que a perda de peso promovida pela cirurgia bariátrica reduz significativamente o risco de desenvolvimento do câncer de pâncreas em pessoas obesas com diabetes. A informação traz à luz mais um recurso na prevenção da doença silenciosa, de difícil diagnóstico e evolução agressiva. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de pâncreas é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes causadas pela doença.

Para chegar aos resultados do estudo, pesquisadores da Allegheny Health Network analisaram 20 anos de dados de mais de 1 milhão de pessoas, incluindo mais de 10.000 que se submeteram à cirurgia bariátrica. Quase 75% daqueles que se submeteram ao procedimento para perda de peso eram mulheres.

De acordo com o médico cirurgião geral Dr. Fábio Strauss, este benefício da cirurgia bariátrica já era esperado. “É fato que o procedimento, além de melhorar a hipertensão, reduz os níveis elevados de açúcar no sangue em pacientes diabéticos e, visto que o risco de câncer de pâncreas está relacionado à obesidade e à diabetes, a saúde só tem a ganhar”, diz o especialista.

Para o médico cirurgião geral Dr. Fábio Strauss, este benefício da cirurgia bariátrica já era esperado

Momento de atenção

A constatação surge em um momento importante para reforçar os cuidados com a saúde. “As taxas de diabetes, a obesidade e o câncer de pâncreas seguem crescendo. Precisamos frear estas doenças com hábitos saudáveis”, destaca o Strauss.

Ele acrescenta que a ansiedade e as cargas emocionais causadas pelo isolamento social e preocupação com a pandemia acarretaram maiores problemas com relação à alimentação desregrada, o abandono das atividades físicas e até mesmo o atraso em exames ou tratamentos médicos necessários. “Mantendo os cuidados de prevenção à covid-19, precisamos seguir cuidando dos outros males, que podem ser até mais perigosos”, finaliza.

A mesma ideia foi destacada pelo autor do estudo americano, o Dr. Aslam Syed. Ele cita que a prevenção do câncer de pâncreas é crucial. O tempo médio de sobrevivência no momento do diagnóstico é particularmente sombrio e, por isso, deve-se considerar a cirurgia bariátrica em pacientes com diabetes e obesidade para ajudar a reduzir o risco e a carga de câncer pancreático.

O Dr. Fábio Strauss é autor do eBook “Cirurgia Bariátrica Sem Mistérios”, disponível para download gratuito em seu site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s