Em formato inédito, Hackathon abordou soluções criativas para o setor cultural

Nos dois últimos sábados (07 e 14 de novembro), estudantes e profissionais de diferentes áreas se reuniram para discutir as principais mudanças e novas soluções possíveis para o mercado cultural e de eventos durante o hackathon “Cultura: novos olhares e soluções”. O evento fez parte da programação da 14ª edição da Feira Cultural e Literária de Três Coroas. A realização foi do Sesc/RS, Coletivo Pró-Cidadania e teve apoio da Faccat. 

A iniciativa surgiu com o foco em um olhar de como o mercado cultural e de eventos está passando por uma transformação ainda maior durante a pandemia do novo coronavírus. Pensando no mercado pós-pandemia e em como encontrar respostas criativas para estes setores, a finalidade do hackathon foi de explorar soluções para a realização de feiras e eventos em geral,  em um cenário de novo normal.

“Se Maomé não vai à montanha…”

O grupo vencedor do desafio criou o projeto “Maomé.com”, e recebeu, a título de premiação, uma mentoria com professores da Faccat, sendo dividida em 4 módulos de 2h cada, nas áreas de Design, Marketing, Gestão e Tecnologia. A ideia vencedora tem a iniciativa da criação de uma plataforma on-line em que os artistas possam incluir suas obras e monetizá-las, fornecendo uma experiência imersiva, com base no conhecido ditado “se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”.

Um dos integrantes e idealizadores da plataforma é o turismólogo e produtor cultural paulista Felipo Abreu. “A ideia de um evento virtual e cocriativo para desenvolver e apresentar soluções para o segmento de cultura é muito importante, em especial na conjuntura desafiadora que o Covid-19 nos apresenta. Sou de Sorocaba e, ao me inscrever no evento, o desejo era somar conhecimentos junto com a coletividade, e o hackathon foi muito bem articulado nesta proposta. Ter o projeto selecionado foi uma grata surpresa!”, declara Felipo.

Hackathon inédito debateu soluções criativas para o futuro do setor cultural e de eventos

Saldo positivo

De acordo com a Gerente do Sesc Taquara, Fabiane Luiz de Oliveira, o hackathon foi um sucesso porque cumpriu todo o propósito e envolveu as pessoas. “As pessoas participaram do primeiro sábado, onde tiveram todas as informações para poder executar os projetos. No segundo sábado, conseguiram concluir os projetos e fazer uma apresentação para os avaliadores. Ficamos muito felizes com o resultado e também com as parcerias que conseguimos desenvolver neste período, tanto da Faccat quanto do Coletivo Pró Cidadania, que foram fundamentais para colocar essa ideia em prática”, avalia Fabiane.

As demais atividades da 14ª Feira Cultural e Literária de Três Coroas ocorrerão entre os dias 8 e 13 de dezembro. No cronograma do evento constam diversas atrações incluindo espetáculos de música, teatro e, principalmente, literários. Alguns dos confirmados do evento são Lolita Goldschmidt, Lau Patrón, Lelei Teixeira, Roger Lerina, Fernando Anitelli (integrante d’O Teatro Mágico) e a Orquestra de Sopros de Picada Café.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s