Filmes e documentários sobre política nacional para conhecer um pouco mais da história do país

Oii, gente! Tudo certo?

Hoje – depois de um tempinho sem aparecer por aqui – vou trazer algumas sugestões de filmes políticos brasileiros. Em clima das eleições municipais ocorrendo por todo o país, estou trazendo alguns documentários e filmes que retratam a história da política nacional.

Independente da bandeira a qual carregamos – ou se nem carregamos uma –, estamos todos no mesmo país e precisamos sempre pensar pelo melhor dele. Acho que todas as sugestões abaixo são válidas para que a gente consiga aprender um pouco mais sobre a política e história do país. Espero que gostem!

  • Jango – 1984

O filme conta a história da trajetória política do 24º presidente brasileiro, João Goulart, que foi deposto do cargo devido ao golpe militar em 1964.

A reconstituição deste momento histórico no filme é feita por imagens de arquivos e de entrevistas com importantes personalidades políticas. O documentário traz a movimentação da política durante a década de 1960, período da Guerra Fria. Jango narra incansavelmente os detalhes do golpe que se estende até os movimentos de resistência à ditadura, terminando com a morte do presidente em exílio e imagens de seu funeral. 

O roteiro do documentário foi escrito por Silvio Tendler, a trilha sonora foi desenvolvida por Milton Nascimento e Wagner Tiso.

João Goulart: “Ninguém impedirá o povo de construir o desenvolvimento” –  Hora do Povo
  • Olga – 2004

O filme retrata a história da militante alemã Olga Benário, que se apaixonou pelo líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes.

Olga é uma militante comunista e desde muito jovem é perseguida pela polícia, o que a leva a fugir para Moscou, onde recebe treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil, para liderar a Intentona Comunista. Os dois se apaixonam na viagem, enquanto planejam a revolta. Eles se tornam parceiros na política e na vida e precisam lutar por esse amor, pelo comunismo e pela sobrevivência.

O filme foi dirigido por Jayme Monjardim, a fotografia é de Ricardo Della Rosa e a trilha sonora ficou a cargo de Marcus Viana.

de R$10 a R$50 | Venda, troque, compartilhe….
  • Tropa de Elite – 2007

O filme conta um pouco do cotidiano dos policiais do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais). O capitão do batalhão quer deixar a corporação e está tentando encontrar um substituto para o seu posto. Paralelamente, dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, sendo que ambos ficam furiosos com a corrupção que está acontecendo batalhão em que atuam.

O filme foi dirigido por José Padilha e a produção conta com nomes como Daniel Rezende e Bráulio Mantovani. Inicialmente a obra era para ter sido um documentário baseado no livro A Elite da Tropa, mas Padilha viu que seria impossível conseguir relatos dos ex-policiais do batalhão. Tropa de Elite 1 e 2 estão entre os filmes de maior bilheteria da história do cinema brasileiro.

Tropa de Elite – 2007 – 118 min – Bauru TV
  • Getúlio – 2014

O filme conta a história dos últimos 19 dias de vida de Getúlio Vargas, período em que ele ficou isolado no Palácio do Catete, sendo acusado por ser o mandante do atentado contra o jornalista Carlos Lacerda. Passando por uma crise sem precedentes e a acusação do atentado, o então presidente avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar.

O filme foi dirigido por João Jardim, com roteiro de George Moura. A produção pode ser encontrada na Netflix.

Tony Ramos vive Getúlio Vargas em filme com estreia nesta quinta-feira |  NSC Total
Tony Ramos como Getúlio Vargas
  • Democracia em Vertigem – 2019

O documentário fala sobre o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que foi considerado como um dos reflexos da polarização política e da ascensão da extrema-direita para o poder. A obra conta com imagens internas exclusivas do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada enquanto acontecia a votação para a queda de Dilma. O filme também retrata o julgamento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

A direção do filme foi de Petra Costa e o documentário foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário de Longa Metragem, o qual não foi vencedor.

Lembre os argumentos de “Democracia em Vertigem” e seus contrapontos |  Poder360

Para finalizar, quero deixar uma sugestão de comédia também. Sei que muitos estão desacreditados com a política nacional, então vou deixar uma sugestão cômica para que vocês possam se divertir depois dos filmes que retratam a história de momentos políticos do país.

  • O Candidato Honesto –  2014

O filme conta a estória de João Ernesto Ribamar (Leandro Hassum), um político corrupto que está concorrendo à presidência da República. No segundo turno das eleições ele está na frente nas pesquisas, mas recebe uma mandinga da avó, que faz com que ele não possa mais mentir. E agora: como ele vai ganhar a eleição sem falar nenhuma mentira?

A comédia foi dirigida por Roberto Santucci e o roteiro é de Paulo Cursino.

O Candidato Honesto 2 – um pateta na Presidência da República

Me contem aí, qual filme sobre política que tu indicarias e qual desses que indiquei que tu já viu e gostou?

Até a próxima, pessoal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s