Artigo: Organize-se financeiramente: 2021 será um ano ímpar

*Kleber Cortez

Podemos assistir diversos vídeos e conversas sobre este assunto, mas uma coisa é certa: não adianta forçarmos ser ou fazer alguma coisa se não aceitamos e acreditamos de verdade, pois isto vai acabar sendo temporário. Então, se quer organizar as contas, anote algumas dicas para você praticar agora e sempre, com as ferramentas que achar melhor: planilhas ou cadernos e canetas, visando sua melhor definição e acompanhamento.

Estar no vermelho e com dívida é muito ruim, mas temos que enfrentar as consequências com calma e parceria de todos os envolvidos. A dica que funciona muito bem é anotar sempre no início do mês quais serão as receitas e despesas para ficarmos em alerta e depois anotar tudo o que acontece, confirmando as previsões.

Sou sincero em dizer que sempre que este assunto vinha, eu fugia e ficava bravo, não queria escutar estas coisas, pois eu ficava decepcionado com a minha incapacidade de me organizar com as minhas contas. Mas descobri com a maturidade que realmente temos que enfrentar nossos problemas e, principalmente, os números.

Posso dizer, verdadeiramente, que o sentimento é de realização quando conseguimos visualizar os problemas e sabemos como agir, correndo atrás do que realmente importa e cortando gastos desnecessários. Com isto, você passa a ter controle e pode ter certeza que as coisas ficam cada vez melhores, podendo fazer planos cada vez mais longos com a certeza de sua capacidade de realizá-los.

Então, inicie esta reflexão com a cabeça limpa e corpo descansado, sabendo que a elaboração e organização das contas será realizada em dupla (ou equipe), sem egoísmo, exageros e sentimentos ruins. Depois vejam juntos a melhor forma de controle e acompanhamento, mas indico que façam uma planilha simples de receitas e despesas, para começar, evoluam conforme suas conquistas.

Em resumo, gaste menos o que ganha, anote tudo e evolua seus controles com 5W2H (plano de ação), BSC (indicadores) e outras planilhas de acompanhamento para conquistar bons resultados e projetos! E destaco: por mais que você esteja fazendo algo que goste, se está gastando mais do que ganha, está sendo escravo do seu próprio sonho e poderá ter uma falsa realização de conquista, podendo levar sua dupla ou equipe para o buraco. Então, busque soluções e exemplos, mas tenha certeza de aceitar e acreditar para ser uma solução sua e um novo caminho, pois não adianta trilhar as soluções dos outros.


*Artigo assinado por Kleber Cortez – Administrador de Empresas com pós-graduação em Gestão de Projetos e docente do Senac Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s