Querido Diário

Os Diários estão na moda novamente. Lembram dos Diários? Eram cadernos com anotações “secretas” que as pessoas faziam todas as noites sob as cobertas, para desabafar ou comemorar os acontecimentos de cada dia, registrando sentimentos, emoções e fatos cotidianos.

A quem interessaria um Diário com registros sem significados ou importância? Somente à própria pessoa, como algo terapêutico, talvez, ou um confidente anônimo, que ficaria com tudo registrado para a posteridade.

Há alguns Diários famosos que viraram best sellers, como o de Anne Frank, e outros, de celebridades, que vieram à tona postumamente. Mas tanto os relatos do cidadão comum quanto o dos famosos, hoje, estão expostos em todas as redes sociais. Cada segundo do que quer que aconteça já é reportado para o mundo todo e vira tema para diversas “teses” e discussões acaloradas, inclusive.

O Diário de Anne Frank, exposto na casa onde residiu, em Amsterdã, Holanda. REUTERS/Cris Toala Olivares/File Photo

Por que motivo, então, os Diários escritos à mão retornariam das trevas e interessariam neste momento? Muitos nem sabem mais escrever com lápis e caneta. Perderam a motricidade fina porque já nasceram com aparelhos digitais nas mãos.

Estariam as pessoas resgatando algo do passado para preservar a privacidade deste presente tão devastado e xeretado por todos, a qualquer instante? Ou seriam os Diários substitutos dos amigos ausentes, tão imersos em seu próprio individualismo que já esqueceram do diálogo que aproxima e cura?

Escrever e falar sempre foram atos terapêuticos. Talvez agredida, a essência em preservarmos a nossa sanidade está em registrar no papel o que ficará além da nuvem, armazenado no próprio coração ou como legado a ser decifrado um dia por alguém totalmente desconhecido que se interesse pela história que não foi deletada e sobreviverá nas páginas amareladas de um caderno qualquer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s