Artigo: O Halloween como ferramenta no processo de aprendizado

*Jady Luana da Silva Lima

Aprender uma língua, na maioria das vezes, não é uma coisa fácil de se fazer, mas todos concordamos que é imprescindível nos dias de hoje o domínio de um segundo idioma. Pensando nisso, o envolvimento do estudante da língua com a cultura da mesma é fundamental para tal processo. 

E o que melhor para conhecer a cultura senão a celebração das festividades tradicionais dos países falantes do idioma? O inglês é a língua mãe em mais de 10 países, e entre eles há diversas tradições como o Saint Patrick’s Day (Dia de São Patrício), Valentine’s Day (Dia de São Valentim), Thanksgiving (Ação de Graças) e o assustador Halloween (Dia das Bruxas)! 

Muitas escolas de idiomas comemoram tais datas como forma de aproximar os alunos com a língua, pois elas mexem com as nossas emoções, crenças e imaginações, perfeitos aliados para motivar e cativar os alunos nesta jornada de aprendizado. Sendo assim, o Halloween está cada vez mais presente nas escolas, e nas conversas das crianças, adolescentes e jovens brasileiros, que entram na brincadeira e desenvolvem a sua fluência na língua de maneira divertida e prazerosa. 

O Halloween, oriundo da expressão All Hallows’ Eve – Noite da véspera de Todos os Santos, veio da cultura celta pagã, na qual o povo celta celebrava o fim do verão juntamente com a última colheita do ano e o início do inverno juntamente com o ano novo. Além disso, eles celebravam a aproximação do mundo dos vivos com o mundo dos mortos, de onde conhecemos lendas como a lenda do Jack O’Lantern: o rapaz que não era aceito nem no céu, nem no inferno e ficava vagando pelas ruas… Esse mesmo nome é o apelido das abóboras típicas com “rostos” assustadores e com velas dentro.

Essa data também é muito conhecida pelo Trick or Treat? (Gostosuras ou travessuras?), no qual as crianças se fantasiam de bruxas, vampiros, fantasmas, monstros, etc., e vão de casa em casa pedindo guloseimas, e caso o morador se recuse ou não tenha para a dar à criança, a mesma pode fazer uma travessura com a casa do morador, como jogar rolos de papel higiênico entre outros.

Entre tantas histórias e lendas, também temos os filmes carregados com essa cultura que despertam a nossa curiosidade e interesse acerca desta data, os quais são ótimas ferramentas para praticarmos a compreensão oral e aumentar nosso vocabulário.

E você… já pensou em que você vai se fantasiar e descobrir neste Halloween?

*Artigo escrito por Jady Luana da Silva Lima, docente do Senac Taquara

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s