Projeto taquarense “Museu de Casa” é contemplado no Edital FAC Digital RS – FEEVALE

O projeto Museu de Casa, de Taquara, dos idealizadores e curadores Mara dos Santos (também conhecida como Mara do Pistola) e Cassiano Santos, é um dos contemplados no Edital FAC Digital RS – Feevale. Com o apoio do Coletivo PróCidadania foi publicado, no último sábado, 17 de outubro, nas plataformas YouTube e Facebook, uma visita guiada e virtual às belezas e relíquias do local.

A dupla (mãe e filho) coleciona, há mais de duas décadas, itens preciosos que hoje fazem parte do acervo do Museu de Casa. Esses pertences contam histórias de cunho social, cultural e político, além de trazer muitas informações a respeito da evolução tecnológica dos objetos comuns de uso cotidiano ao longo do tempo. Muitos deles foram doados à curadora, Mara, pelo público da terceira idade, para o qual, há mais de 30 anos, ela oferece atividades recreativas e culturais.

São objetos ricos em memória afetiva, que trazem em si um pedaço da história do município de Taquara. Para Mara, é gratificante esse trabalho de salvaguarda. “Muitas pessoas que me doaram esses pertences já são falecidas. Guardar essas peças é como guardar um pouquinho de cada uma delas comigo”, recorda a idealizadora do Museu.

Mãe e filho, Mara e Cassiano Santos são os idealizadores do projeto “Museu de Casa”

Para o jovem Cassiano, que desde os 12 anos tem paixão por colecionar objetos, o Museu foi uma consequência. “Tínhamos, eu e a mãe, adoração em guardar brindes especiais que vinham nas promoções de produtos, principalmente as latas, que sempre caíam nas tarefas de gincanas municipais que participávamos. Mas a coleção tomou uma proporção que hoje não cabe mais guardar apenas para nós, é preciso compartilhar com o público, em especial aos jovens, como eram os objetos antigamente.”

O Museu de Casa funciona em Taquara, no térreo da residência da família, com visitações agendadas de até quatro pessoas. Não há cobrança de ingresso. De momento, está fechado por causa da pandemia do novo Coronavírus, mas quem quiser doar objetos para o Museu pode entrar em contato com a Mara pelo telefone 51 98489.9927.

Assista ao vídeo na íntegra:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s