Programação cultural intensa e gratuita marca aniversário de 74 anos do Sesc nesta semana

A história do Sesc no Rio Grande do Sul contada sob a ótica da cultura. Esta é a proposta da programação especial de aniversário da instituição, que celebra 74 anos no dia 13 de setembro. A comemoração será marcada por uma agenda planejada pelo Arte Sesc – Em Casa com Você, contemplando artistas que estiveram presentes na trajetória do Sesc/RS, representando as mais diversas manifestações artísticas. As ações serão gratuitas e on-line, de quinta-feira até domingo (10 a 13 de setembro), no Facebook e YouTube do Sesc/RS.

Confira a programação

Contos para Crianças – Guarani Mbya e obras de Xadalu Tupã Jekupé 
10 de setembro (quinta-feira) – 11h – Youtube Sesc/RS

Sinopse: Oficina contos dos animais da floresta “ Os contos da  Fauna Guarani” é um relato que Xadalu Tupã Jekupé ouviu de velhos sábios em volta da fogueira em meio a mata, ouviu  sobre histórias de uma época muito distante onde os animais e os homens conseguiam falar a mesma língua, e por isso conversavam até o mesmo com o sol e a lua os contos da Fauna guarani vão contar as diversas aventuras desses animais e sua relação com a natureza. E logo após os contos, será feita uma oficina experimental de gravura com as crianças, que farão seu próprio animal, e terão um material de apoio também para ajudar se precisar.

Bate-papo literário com Natália Polesso 
** A autora fará a leitura de um texto inédito para quem assistir à transmissão
10 de setembro (quinta-feira) – 20h – Youtube Sesc/RS

Sinopse: Natalia Borges Polesso é doutora em Teoria da Literatura, escritora e tradutora. Publicou Recortes para álbum de fotografia sem gente (2013), Amora (2015), Controle (2019) e Corpos Secos (2020), entre outros. Em 2017, a autora foi selecionada para a lista Bogotá39, que reúne os 39 escritores abaixo de 40 anos, mais destacados da América Latina. Atualmente, é pesquisadora do Programa Nacional Pós-Doutorado, na Universidade de Caxias do Sul, onde conduz a pesquisa Geografias lésbicas. A escritora tem seu trabalho traduzido em diversos países, tais como Argentina, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido.

Iluminação cênica – para crianças (Fernando Ochoa) 
11 de setembro (sexta-feira) – 11h – Youtube Sesc/RS

Tutorial de 30 min voltado para o público infanto juvenil, com objetivo de trabalhar conceitos e investigar as possibilidades mágicas da luz, introduzindo esse público nos meandros da iluminação cênica.  Serão explorados aspectos da direção de fotografia como características das fontes de luz, os ângulos de incidência, o comportamento das sombras, cores, materiais de reflexão, entre outros. Serão utilizados elementos simples encontrados em casa e através destes experimentar os conceitos da arte de iluminar. Materiais sugeridos: lanternas, abajur, folha de papel branco, caixa de sapato, camiseta preta, camiseta branca, boneca, objetos pequenos.

Show Live Loma Pereira – Participação violonista Mário Tresoldi 
11 de setembro (sexta-feira) – 20h – Facebook e Youtube Sesc/RS

Show com os principais sucessos de Loma, que iniciou sua carreira na década de 70 com o Grupo Pentagrama e alicerçou sua trajetória artística nos festivais nativistas gaúchos a partir da 5º Califórnia de Uruguaiana. Participou de festivais e recebeu várias premiações também como intérprete. Conquistou dois Troféus Açorianos de Música pelo melhor álbum do ano e em 2019 foi a artista homenageada da edição pelo conjunto de sua obra. Sua obra se caracteriza por influências africanas e lusitanas. Na live, estará acompanhada do amigo violonista Mario Tressoldi parceiro de longa data nos grupos Chão de areia e Cantadores do Litoral.

Oficina com o cartunista Santiago
12 de setembro (sábado) 11h – Youtube Sesc/RS

O cartunista Santiago falará sobre a arte e a técnica do desenho, além do planejamento e a feitura de um desenho de humor. Não há necessidade de conhecimento prévio de cartum/desenho para assistir a oficina. Neltair Rebés Abreu (Santiago), começou a desenhar antes mesmo de começar a estudar. Iniciou-se na arte da caricatura retratando humoristicamente os professores dos tempos de escola. Ainda em sua cidade, Santiago do Boqueirão, caricaturou prefeitos, vereadores e figuras locais. Em 1975, profissionalizou-se como ilustrador e chargista no jornal Folha da Tarde e como colaborador do Correio do Povo. A partir de então, seus trabalhos também passaram a ilustrar jornais da imprensa alternativa, como Coojornal e Pasquim.  Atualmente, integra o grupo de cartunistas distribuído no mundo inteiro pela agência CWS/NYT ligada ao jornal New York Times.

Ospa Live: Concerto em Tempo de Tango
12 de setembro (sábado) 17h – Youtube do Sesc/RS e Youtube da Ospa

A Camerata de Cordas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresentará o Concerto em Tempo de Tango. O concerto será alusivo aos 74 anos do Sesc/Senac. A apresentação obras de compositores de tango consagrados como Piazolla. O regente será o maestro Evandro Matté, diretor artístico e maestro da Ospa, da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e diretor artístico do Festival Internacional Sesc de Música.

A Porto Alegre da Era do Rádio – Arthur de Faria
13 de setembro (domingo) – 11h – Youtube do Sesc/RS

O músico e jornalista Arthur de Faria apresentará uma abordagem sobre o período de ouro do rádio gaúcho, até a década de 50, contextualizando historicamente os ícones e músicos importantes que construíram e fizeram parte desse movimento. O material é baseado em 30 anos de pesquisas que embasarão o livro Porto Alegre – Uma Biografia Musical. Será disponibilizada uma playlist com os artistas que serão mencionados para que o público possa relembrar ou conhecer os nomes que marcaram a história do rádio na Capital.

Nei Lisboa – Live em Casa
13 de setembro (domingo) – 18h – Youtube do Sesc/RS

O músico Nei Lisboa apresenta uma edição extra de sua live semanal. O cantor e compositor interpretará músicas de seus álbuns gravados ao longo da carreira, além de repertório inédito. Além do canto e o violão, Nei também discorre sobre temas atuais e conversa com o público on-line através do chat do programa.

Exposição virtual – Para levar cultura e arte durante o período de distanciamento social, a exposição Fragmentos: Xadalu Yvy Opata e Fauna Guarani apresenta uma seleção virtual de trabalhos do artista Xadalu Tupã Jekupé (Dione Martins da Luz) a partir de imersões em aldeias indígenas. A exposição terá audiodescrição das obras e quem se inscrever no site www.sesc-rs.com.br/exposicaoxadalu terá acesso a materiais audiovisuais exclusivos. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s