Projeto “Ler nos Conecta” cria corrente de leitores e indicações de livros

Quem ama ler afirma que poucas companhias são tão boas quanto um livro. Dentro dos inúmeros estilos literários, quem se permite certamente vai encontrar algum exemplar – ou muitos – para se apaixonar. Sabendo disso e buscando estimular a leitura, a Manas Livraria lançou o projeto “Ler nos Conecta”, fazendo um convite aos leitores para que enviem suas dicas de livros, criando conexão entre aqueles que gostam de ler e evidenciando o quanto os livros fazem bem às pessoas. Assim, nas suas redes sociais desde o dia 29 de julho, estão sendo publicados diversos depoimentos. Pessoas de todas as idades e de diferentes profissões souberam da proposta e aceitaram o convite que a cada dia engaja mais gente na ação.  

Envolvimento dos leitores

Uma das pioneiras e incentivadoras da ação foi a professora Kátia Konrath. Em um período em que estão afastados da sala de aula, muitos pais relatavam a ela a dificuldade que seus filhos tinham em persistir no hábito da leitura. Em conversa com Narete Santos, proprietária da Manas Livraria, o projeto foi tomando forma e ela engajou sua turma e os outros quartos anos da EMEF Machado de Assis, de Igrejinha. “Eu penso que a gente não pode se distanciar da leitura. Entre tantas coisas que estão sendo perdidas neste ano, isso é algo que podemos incentivar para eles não perderem o hábito. A leitura é o princípio de tudo, perpassa por todas as disciplinas, gera aos alunos a possibilidade de escrever melhor, de aumentar o vocabulário”, explica a docente. Ela conta que o primeiro desafio foi fazer com que os alunos tirassem uma foto indicando um livro e, o próximo, será gravar um vídeo lendo uma poesia. Kátia complementa dizendo que alunos de outros anos também aderiram a ação e fizeram suas indicações.

Kauê da Silva Rodrigues, Isabella Fischer da Silva e Ana Gabriella da Silva


A EMEF Frederico Ritter, de Três Coroas, também se engajou na ação com o objetivo de manter o vínculo com a comunidade escolar. A diretora Tatiane Isabel da Silva soube da ação, conversou com a coordenação pedagógica e a ideia foi prontamente aceita. O convite foi realizado para todas as turmas, através dos grupos de WhatsApp. “Todos adoraram o projeto, que foi bem recebido pela comunidade. Acredito que quem lê desenvolve um senso crítico maior e, assim, desenvolverá mais suas ideias, suas opiniões e sua maneira de pensar e agir. Ler é descobrir um mundo novo a cada página, é estar em vários lugares sem sair do lugar, é conhecimento e aprendizado. Ler é tudo isso e muito mais…”, declara Tatiane.

Kalita Vitória Levino Rosa (9º ano), Professora Siomara Haag Welter, Vicente Roos (5º ano) e diretora Tatiane Isabel da Silva



Integrantes do Clube de Leitura da Manas e pessoas da comunidade, mesmo sem envolvimento com a livraria, enviaram suas sugestões. Alguns escritores que já estiveram na Manas também deram as suas dicas ao público. É o caso de Dilan Camargo, Roseli Santos, Eduardo Krause, Patricia Benites, Teiga Júnior, Amauri Confortin, Airton Ortiz e Tatiana Riah.

Proposta é seguir com projetos de incentivo

Narete comemora a adesão do público contabilizando mais de 100 participações. “Estou bem contente. Muita gente se empenhou. Tivemos uma participação bem intensa e rica. Esta ação não vai parar por aqui. Teremos uma nova etapa para o dia da criança e mais alguma coisa bem dinâmica. Teremos novas edições, pois as pessoas se empenharam e está muito bonito acompanhar isso. Vamos nos manter conectados”, declara.

Esta etapa do projeto se encerra na próxima terça-feira, 11 de agosto, Dia do Estudante. Quem participar concorrerá a livros sorteados pela Manas Livraria. Ainda dá tempo: basta enviar uma foto com legenda ou vídeo contando porque aquele livro é especial, com nome completo para o WhatsApp 51 99972.2048.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s