Escola produz e distribui mais de 200 pães às famílias de alunos em Taquara

Pensando na realidade vivida por muitas famílias do bairro Santa Maria, no município de Taquara, diretores, professores e demais colaboradores da EMEF Doutor Alípio Alfredo Sperb resolveram que, pelo menos a cada 15 dias, durante a entrega das atividades pedagógicas aos seus estudantes, também organizariam a distribuição de algum alimento. Na última sexta-feira, 24 de julho, a escola entregou mais de 200 pães às famílias dos 260 alunos atendidos pelo educandário.

Em tempos de pandemia, em que as tarefas de aula estão sendo remotas, quando a família vai buscar o impresso das atividades na escola, também recebe uma marmita ou, como foi na última semana, um pão de casa para o café da tarde, feito pelos merendeiros Dilmar Fernandes Pinto e Paloma Marisa Krummenauer e pelas serventes Ângela Maria Nunes de Souza e Neuzeni Gonçalves Pinto.

De acordo com a diretora da escola, Vilma Sant’Ana Bastos, a ideia é dar sequencia à ação. “Os pães foi uma das ideias que conseguimos colocar em prática, mas temos outras e não vamos parar. Cada um ajuda como pode. Mas não adianta ter boas ideias se não tivermos equipe, por isso agradeço imensamente a minha, sou muito grata a todos. Independente da cor da bandeira estaremos aqui. Enquanto tivermos saúde vamos fazer o nosso melhor”, enfatiza a diretora.

Ensino remoto ainda não é viável

“Conhecemos a realidade dos nossos alunos, por isso, quando começou toda esta situação de pandemia começaram as nossas angústias. Fizemos uma pesquisa e somente 12 dos 260 alunos tinham acesso à internet; tivemos que iniciar um movimento para arrecadação de material escolar tanto para a escola como para os alunos, para que pudéssemos disponibilizar as atividades impressas. Para a retirada das tarefas, os impressos são colocados em caixas correspondentes às turmas dos alunos e cada família pega o seu, para a proteção de todos. Na entrega dos kits de merenda escolar realizado por todas as escolas às famílias, pensamos que tínhamos que ter algo a mais”, relata Vilma.

Colaboração da comunidade

Esta e outras ações só foram e são possíveis com a ajuda de amigos e colaboradores da escola como o grupo Antigos de Taquara, o Lions Clube de Taquara, os amigos da Justiça do Trabalho, o CPM, os professores, a doação de materiais recicláveis pelas famílias dos alunos, a arrecadação destes materiais recicláveis pelo Instituto Vitória que reverte em recurso financeiro à escola, a campanha do gás que também reverte uma porcentagem de suas vendas ao educandário e muitas outras ações e doações recebidas.

Para que estas e demais iniciativas possam continuar, a escola solicita o apoio da comunidade. Quem quiser colaborar com a instituição de ensino pode fazer a sua doação na própria escola (rua Cincinato Cardoso, 2850) ou contatando o telefone 51 99552.9896. “Toda e qualquer doação é bem vinda. Pode ser de alimentos, de agasalhos, de cobertores, pois sempre temos alguém precisando que podemos doar e dar mais dignidade de vida a ela”, comenta a diretora Vilma.

*Fotos: Magda Rabie

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s