Vale das Experiências: Boas perspectivas para o turismo do Vale do Paranhana

Agentes regionais do turismo participaram de um debate on-line promovido pelas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) na última terça-feira, 21, refletindo sobre a realidade vivida pelo setor em meio à pandemia do novo coronavírus e as perspectivas para o que virá após a superação da crise. Ministrado pelo professor Álvaro Machado, o debate, da disciplina de Turismo e Contemporaneidade, contou com a participação de alunos e membros do Fórum Regional de Turismo, que representam diferentes segmentos turísticos no Vale do Paranhana.

Durante o encontro, houve diversos relatos sobre os impactos sentidos pelo setor a partir da instauração do estado de pandemia, em meados de março, o que determinou a interrupção da maioria das atividades.

Momento de qualificação e união

Representantes das empresas de rafting que operam em Três Coroas enfatizaram que os prejuízos só não foram maiores em função do período de entressafra, pontuando que o momento também está servindo para fortalecer as ações cooperativas entre os operadores.

Encontro mediado por Álvaro Machado contou com a participação de alunos e membros do Fórum Regional de Turismo do Vale do Paranhana

Por sua vez, empreendedores estabelecidos nos roteiros Caminhos do Rural Saudável, em Igrejinha, e Caminho das Pipas, em Rolante, enfatizaram que muitos estão aproveitando para qualificar e reestruturar suas propriedades, mantendo-se com outras fontes de renda que não dependem do fluxo turístico.

Também se pronunciaram representantes integrantes do poder público, que reportaram ações de melhorias em acessos e sinalizações durante a pandemia. De sua parte, o segmento de hotelaria relatou baixa ocupação durante toda a temporada.

Boas perspectivas

Segundo Álvaro Machado, ficou claro no debate que, mesmo diante do momento difícil, há boas perspectivas para o Vale do Paranhana em face de novas preferências turísticas que estão se formando a partir da pandemia, priorizando os destinos próximos e as opções de contato com a natureza. “Temos vários produtos formatados que podem satisfazer essas demandas em ascensão, explorando o conceito de Vale das Experiências”, destacou.

Antecipando o novo momento que se projeta, o professor aproveitou para apresentar um vídeo promocional do turismo regional, elaborado em parceria com o empreendedor Maurício Luz, que também é mestre em Desenvolvimento Regional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s