PITCH – o que é e como construir o seu

Pitch é uma oportunidade de se apresentar para alguém que não lhe conhece. Uma apresentação clara e objetiva para mostrar o seu melhor, que visa despertar o interesse do expectador, gerando encantamento. É provável que você utilize o seu pitch muito mais do que imagina! Então, bora entender e depois montar o seu?!

Pitch é uma apresentação rápida de você, um produto ou um negócio, com a intenção de “vender” a ideia para o RH, investidores, clientes, sócios ou parceiros. Hoje o pitch vem tendo grande destaque em processos de seleção, como uma das etapas do processo de seleção, que pode ser solicitado em vídeo ou mesmo durante a entrevista. Mas também pode ser utilizado em uma conversa informal quando se apresentar para um desconhecido, ou ainda quando lhe perguntarem o que você faz.

O pitch pode ser montado e utilizado em várias circunstâncias, incluindo a sua apresentação pessoal em um processo de seleção, em um curso, em um evento social. Você pode construir mais do que um formato, dependendo do expectador e do tempo que terá para apresentação. Depois de montada a primeira versão, é possível lapidar e ajustar até que você sinta que ele consiga demostrar quem você é de maneira natural e autêntica.

Alguma vez você já teve a experiência de falar para sua família sobre o que você faz? Foi compreendido? Caso não, é um alerta para um ajuste na sua apresentação. É importante que pessoas leigas na sua área também entendam o que você faz.

Qual a melhor maneira de passar a sua mensagem?

  • Falar de você de maneira clara, simples e com autoconfiança;
  • Ter energia enquanto fala para prender a atenção;
  • Ser memorável para que o expectador lembre de você;
  • Manter uma boa postura, tom da voz, olhar e linha de raciocínio são primordiais;
  • Tudo que a gente fala sobre o que fazemos precisa fazer sentido com nossa história.

Causar uma boa impressão depende de vários fatores e quando temos pouco tempo para causar uma boa impressão, a linguagem não falada é ainda mais importante. Demonstre que está interessado na conversa e presente ao momento, além de ser simpático. Falar sobre sua história com energia e entusiasmo ajudam e transformam a entrevista em algo agradável para ambos os lados.

Não há tempo para enrolações ou aprofundamentos desnecessários, sob o risco de não conseguir transmitir tudo o que realmente importa. Entenda que não será possível incluir no pitch todas as informações, então, foque no que o seu público precisa saber para que você atinja o seu objetivo. Em vez de despejar 10 dados, por exemplo, escolha apenas um que seja realmente impactante.

Treine em frente ao espelho, se grave falando sobre você mesmo, fale diante de amigos até que se sinta confortável com o que está dizendo e da forma que está dizendo. Um bom exercício para montar uma apresentação curta é usar o limite imposto pelo Twitter (280 caracteres).

Para vender uma ideia em 2 minutos:

  • Qual o problema você propõe resolver?
  • Por que esse problema é relevante?
  • Como as pessoas o resolvem?
  • Que soluções o mercado oferece?
  • Por que a sua alternativa é a melhor?
  • Quanto custa desenvolver minha solução?
  • Qual o preço da solução?
  • Quanto é necessário investir?
  • Quais os ganhos para o interessado?

Em um processo de seleção é importante demonstrar:

  • Perfil (qual a sua aderência a essa empresa e vaga);
  • Potencial (mostrar que pode se preparar);
  • Gana (resiliência);
  • Habilidades.

Durante o pitch é possível trabalhar o storytelling, contando sobre a sua jornada (quem você é, experiências, percalços, objetivos na vaga). Inicie sua história profissional de maneira interessante, fale dos caminhos que trilhou e as escolhas que fez. Inclua nessa narrativa o motivo de você se destacar enquanto profissional e finalize explicando para o seu interlocutor qual a sua estratégia para alcançar tantos resultados positivos na carreira. Você não precisa ser especifico na função que exerce e nas atividades diárias, o mais importante do pitch é chamar atenção e despertar o interesse do recrutador.

Investigue profundamente sobre a empresa, entenda mercado, produtos, entenda se essa empresa é para você. De modo geral, o pitch de carreira não se faz do dia para noite. Ele precisa ser praticado, lapidado. Não é algo que se faz de improviso.

Uma excelente maneira de compor o pitch é utilizar a metodologia do Golden Circle (Círculo Dourado) de Simon Sinek. É uma metodologia simples, que causa um grande impacto positivo. Simon Sinek escreveu o livro ‘Comece com o Por quê?’ (Start with Why) para apresentar este novo modelo e explicar porque algumas organizações e líderes são capazes de nos inspirar, e outros não. Segundo ele, os líderes e organizações que nos inspiram tem um elemento em comum: todos pensam, agem e comunicam de dentro para fora do círculo.

Martin Luther King Jr., Steve Jobs e os irmãos Wright começaram pelo PORQUÊ, e essa capacidade natural de começarem através disto os capacitou a inspirar as pessoas ao redor, de maneira a permitir com que realizassem coisas notáveis. Começar pelo porquê vale tanto para os pequenos como para os grandes negócios, tanto para as ideias quanto para as startups, tanto para o universo das entidades como para a política.

Compartilho aqui contigo um exemplo de pitch que construí a partir da metodologia do Golden Circle: O que me move é somar a vida das pessoas e potencializar quem elas são, para que façam suas escolhas e sejam mais felizes. Assim, dedico a minha vida a desenvolver pessoas e suas carreiras. E isso se torna possível a partir do meu papel de consultora de carreira e professora universitária.

Porque: O que me move é somar a vida das pessoas e potencializar quem elas são, para que façam suas escolhas e sejam mais felizes. Como: Assim, dedico a minha vida a desenvolver pessoas e suas carreiras. O que: E isso se torna possível a partir do meu papel de consultora de carreira e professora universitária.

Se esse texto fez sentido para você, se te inspirou a construir o seu pitch, me conta. Vou adorar! Se quiser compartilhar seu pitch aqui nos comentários, também será muito especial.

Me acompanhe também nas redes, pelo InstagramFacebookYouTube Linkedin. Ou então, pelo e-mail lucianelinden.psi@gmail.com.

Forte abraço, paz e bem! Lu Linden.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s