Projeto que resgata memórias de São Chico retorna com novidades e conta com participação do público

Agora em formato on-line, o projeto  Memórias de São Francisco de Paula retorna às suas atividades. A segunda etapa irá oferecer à comunidade uma forma segura de participar da “Roda de Memória” sobre o conjunto patrimonial formado por Hotel Cavalinho Branco e Lago São Bernardo. A primeira edição ocorreu no dia 14 de março e contou com a participação de cerca de 80 pessoas.

Para esta segunda edição, um pequeno grupo vai se reunir no tradicional prédio à beira do lago, no dia 18 de julho, para reviver lembranças e memórias do local. O público poderá acompanhar a ação ao vivo, pela internet, através da página do Instagram do projeto. Até lá, o projeto recebe a contribuição de moradores e turistas de São Chico. Por meio de um formulário on-line é possível enviar fotos, vídeos e textos para contar experiências pessoais, curiosidades e lembrar de momentos especiais vividos nesse local tão significativo para a cidade serrana.

Hotel Cavalinho Branco / Foto: Divulgação

Testemunhos online e distanciamento

Os cuidados de distanciamento levaram o projeto a reduzir a plateia e ampliar a audiência popular. Durante o encontro presencial nas dependências do hotel, cinco convidados do projeto, mediados pela professora Cláudia Duarte, integram a roda de conversa online.

  • Cecília Viana Martins, conhecida como tia Ciça, tem 78 anos e conhece bem o município, suas demandas, suas carências e seus pontos turísticos. Professora aposentada, sempre participou de movimentos e atividades pelo crescimento de São Chico.
  • Ivete Cristina da C. Hoffmann, 57 anos, também é professora aposentada e mora em Cachoeirinha. Visita São Chico desde 1990 e se hospeda no Cavalinho Branco.
  • Maria Lucia da Silva Teixeira, professora e pesquisadora, formada em Ciências Sociais, com pós- graduação em Ecologia Humana, pela Unisinos, e Coordenação de Polos EaD, pela UFPEL. Natural de São Francisco de Paula, a família da professora faz parte da história política do município.
  • José Tadeu dos Santos, engenheiro de produção, casado com Ivette Hoffmann, tem 58 anos. Tem paixão pela cidade e uma relação afetiva muito forte com o Hotel e o Lago. Acompanha todos os eventos promovidos pelo município.
  • Moacir Castelo Branco de Albuquerque, médico, sempre morou em São Chico e é filho de família tradicional da região – do médico Bellerophonte de Albuquerque e Lurdes Castelo Branco, casal influente e muito respeitado na cidade. Já foi prefeito e vice-prefeito de São Francisco de Paula e atualmente é vereador.

O Projeto Memórias de São Francisco de Paula, que tem como objetivo valorizar o contato das pessoas com o seu patrimônio cultural, é uma realização da Administração Municipal, Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto, com Financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com recursos do Pro-Cultura RS Fundo de Apoio à Cultura.

*Foto de capa: Cecília Sanchez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s