Em tempos de pandemia, a solidariedade é protagonista em Rolante

Enquanto os números da pandemia aumentam e preocupam, em todo o mundo, na sala de oficinas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Rolante, o resultado da solidariedade também se multiplica a cada dia. Desde que retornaram as atividades, no dia 13 de abril, a produção de máscaras, cobertas e barras de sabão para doações não parou mais.

A confecção de máscaras, item que se tornou de primeira necessidade para todos, é feita em parceria com a Secretaria da Educação, através da ajuda na costura de serventes merendeiras. Em maio, o Instituto Federal (IFRS) Campus Rolante tornou-se parceiro, doando rolos de TNT. Também existe uma parceria permanente com a Secretaria da Saúde, que doa tecidos e a equipe do CRAS produz as máscaras que são distribuídas para toda a rede de profissionais dos postos do município.

Na mesma sala, sempre que sobra um tempo das demais atividades do dia, a dona Celita e a Cláudia se dedicam a produção de cobertas, feitas de forma totalmente artesanal, utilizando como matéria prima peças de roupas doadas que não estão em condições de uso. “Elas abrem as peças e vão costurando, e tudo vira cobertas”, explica Andreia Valandro, responsável pela Assistência Social. Até o momento, já foram produzidas e doadas mais de 60 cobertas, prevenindo também as noites de frio de muitas famílias.

Outro item de doação e totalmente sustentável que vem sendo produzido em massa no CRAS é o sabão em barra. Com óleo usado de cozinha arrecadado pelos alunos da CooperZimmer, da Escola Hugo Zimmer, a orientadora social Andressa Heinz coordena a produção das barras de sabão,somando mais de 600 unidades produzidas.

Assim como as máscaras e cobertas, o produto é doado para usuários do CRAS e entregue também durante as visitas aos idosos usuários do Centro de Convivência. De acordo com Andréia, a próxima atividade para os usuários visitados casa por casa será a confecção de sabão. “Eles receberão uma barra pronta e a receitinha para preparar em casa”, explica a coordenadora, orgulhosa de todas as boas ações realizadas no CRAS.

Quem tiver algum item para doação dos produtos acima citados (roupas para cobertas, tecidos e elástico para máscaras e óleo usado para sabão) pode entrar em contato com o CRAS/Assistência Social pelo fone 51 3547.1057. Famílias que necessitam de doações podem comparecer ao CRAS, que está localizado na rua Valdomiro Amador dos Reis, 30, bairro Grassmann, levando CPF, RG e comprovante de residência.

*Com informações de Cássia Souza / Comunicação Prefeitura de Rolante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s