As manifestações culturais de diferentes origens e propostas vão ganhar um destaque especial em Igrejinha. O Departamento de Cultura está lançando o Cadastro Cultural de Artistas e Promotores de Cultura do município. A partir da próxima segunda-feira, 15, todos os agentes culturais, sejam eles pessoa física, empresas e até organizações informais do setor, podem realizar o cadastro que é totalmente on-line. O formulário já está disponível no link que deve ser preenchido e enviado. O cadastramento segue até o dia 1º de julho.
O Cadastro Cultural tem como objetivo aproximar da gestão cultural todas as manifestações culturais e os agentes promotores de cultura, residentes na cidade ou que tenham algum vínculo com a atividade em Igrejinha. Não é necessário desenvolver atividade econômica para cadastrar-se. Qualquer envolvimento ou promoção cultural realizada no município, onde a pessoa considera-se um agente ou promotor de cultura, pode realizar o cadastro.
O coordenador municipal de cultura, Maxwel de Matos, destaca o desejo de conhecer e aproximar-se de todos os agentes culturais que residem ou desenvolvem atividade nesse setor em Igrejinha, os quais são muitos. “Igrejinha tem um grande potencial para cultura, porém, nem todas essas pessoas possuem contato com o órgão gestor instituído na cidade. A ideia é conhecer esses artistas e, através do cadastro, ter um banco de dados que possibilitará a realização de um histórico de todas as atividades que o mesmo já desenvolveu, participou ou representou Igrejinha em eventos, festivais e etc…, além de notificá-los de todas as ações que a secretaria desenvolve”, explica. Ele ressalta também que neste momento de pandemia ou qualquer outra situação nesse sentido que possa surgir, o Cadastro Cultural é essencial para reconhecer e auxiliar esses artistas.
Mais informações ou dúvidas podem ser encaminhadas através do e-mail: culturadeigrejinha@gmail.com ou pelo fone e WhatsApp 51 99663.1088.