Hospital Bom Jesus de Taquara inaugura nova ala voltada a internação psiquiátrica

Administrado pela Associação Hospitalar Vila Nova, o Hospital Bom Jesus de Taquara conta agora com uma nova ala voltada a internação de pacientes da saúde mental e também dependentes químicos. Inaugurada na última quarta, 04 de junho, a ala psiquiátrica da casa de saúde taquarense inicialmente terá 15 leitos, divididos por setores feminino e masculino, além de um espaço ao ar livre, destinado a atividades de recreação terapêutica e terapia ocupacional.

Durante a apresentação da ala psiquiátrica, o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dr. Dirceu Beltrame Dal Molin, explicou que o trabalho de saúde mental do Hospital Bom Jesus será integrado as demais especialidades médicas oferecidas no local, visando proporcionar aos pacientes um amplo atendimento de diagnóstico clínico e situacional de sua doença, além da prescrição de medicamentos e outras medidas necessárias em cada caso. “Nosso serviço de psiquiatria analisará fatores psicológicos que afetam as condições médicas, como reações emocionais à doença, relação com a família, quadros depressivos secundários a problemas clínicos, abstinência a substâncias, emergências como risco de suicídio, entre outras”, relatou o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova.

Inauguração da nova ala hospitalar reuniu diversas autoridades

Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Taquara, Vanderlei Petry, os serviços de psiquiatria do Hospital Bom Jesus serão realizados em conjunto pelas equipes do hospital e também da Saúde Mental do município, por meio dos serviços do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD). “O trabalho desenvolvido pela ala psiquiátrica do Bom Jesus será destinado a pacientes de Taquara e de toda a região, encaminhados para cá por meio da central de regulação de leitos da Secretaria Estadual da Saúde”, explicou o secretário Petry.

A representante do governo estadual, a coordenadora da 1ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), Ana Maria Rodrigues, pontua sobre os desafios com a reabertura do hospital e os próximos passos a serem dados: “Reabrimos o hospital e sabemos que não é fácil, em um mês e meio, nós termos todos os serviços funcionando a pleno. Existe todo um planejamento feito pela Associação Hospitalar Vila Nova e que está se cumprindo. O próximo passo agora será a reabertura do bloco cirúrgico, programada para ocorrer no dia 1º de julho, que vai ser importante para as cirurgias gerais, cirurgias de urgência, traumatologia de urgência e oncologia cirúrgica”, comemora Ana Maria.

Mesmo não ocorrendo cerimônia oficial, em função da pandemia do novo coronavírus, a inauguração da nova ala psiquiátrica da casa de saúde de Taquara foi prestigiada por diversas autoridades assim como  funcionários e amigos do Hospital Bom Jesus.

*Fotos: Cleusa Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s