Dia do Técnico em Enfermagem: a escolha certa para quem ama cuidar

A saúde é um importante setor no mercado de trabalho do país. A qualificação profissional, frente aos desafios da pandemia da Covid-19, revela-se importante para atuação dos profissionais nos serviços de saúde. A enfermagem, enquanto categoria profissional, atua nesses serviços prestando assistência a indivíduos e grupos sociais, atuando na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença em todo o ciclo vital, nos diferentes graus de complexidade do ambiente e gravidade do usuário. Diante de toda essa importância e responsabilidade, neste 20 de maio é comemorado do o Dia do Técnico em Enfermagem.

De acordo com a lei 7.498, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, há diferenças claras entre cada profissional. Além de formações acadêmicas, eles têm atuações distintas e importantes dentro dos serviços de saúde. O Técnico de Enfermagem pode atuar  em hospitais, clínicas, ambulatórios, diferentes serviços e programas de saúde pública, unidades de pronto-atendimento, consultórios, centros de educação infantil, escolas, instituições de longa permanência (ILP), além de realizar atendimentos home care e pré-hospitalares.

técnico enfermagem

O especialista em Saúde Coletiva, docente e coordenador da área da saúde do Senac Saúde, Adalvane Nobres Damaceno, explica que “o Técnico em Enfermagem tem sua atuação profissional pautada na humanização do cuidado, a segurança do paciente e a postura profissional”. Como forma de qualificar o cuidado prestado a pessoa, o profissional Técnico em Enfermagem atua em equipe, interagindo com os demais profissionais de saúde com uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

Esse profissional está habilitado para desenvolver trabalhos de média e alta complexidade, através de pequenas intervenções, inclusive, em unidade de terapia intensiva (UTI). Versatilidade de atuação é uma grande vantagem para quem pensa em seguir essa profissão. Atualmente o mercado nesse setor está extremamente aquecido, oferecendo muitas oportunidades na área. Segundo pesquisa divulgada pelo site de empregos Catho, em março de 2020, houve um aumento de 708% no número de vagas para técnicos em enfermagem, se comparado ao mesmo período de 2019. O levantamento foi divulgado por meio da BBC News.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s