Um relacionamento saudável é feito de amor e umas coisinhas a mais

A transição para a parentalidade é um momento desafiador na vida de qualquer casal, principalmente para aqueles que não estão alinhados. As pesquisas feitas no Laboratório do Amor, por John Gottman, descobriram que em famílias com filhos pequenos, 67% dos casais experimentaram uma queda acentuada na satisfação com o relacionamento nos primeiros 3 anos de vida do bebê. Aqui foi assim, principalmente com a chegada do segundo filho. Como foi pra você?

Quando observaram os 33% que não se encontravam nesse declínio do relacionamento, constatou-se que as crianças eram mais sorridentes e interagiam melhor com as pessoas e o ambiente. Não é isso que a gente tanto busca? Quando os pais tem um relacionamento saudável, geram relacionamentos saudáveis nas crianças, além de confiança e segurança neles e tranquilidade no lar.

Coluna Silvana 04.05.20

Aí você deve pensar que tudo isso é muito lindo, relacionamentos saudáveis, tranquilidade no lar… e pensamos, poxa, mas nós nos amamos e mesmo assim existem brigas e conflitos. E eu te digo, não existe relacionamento que não haja conflito. A negatividade até tem um papel importante no relacionamento, de vez em quando, porque é ela que faz o namoro do casal se renovar. O que não pode acontecer é o número de interações negativas superar as interações positivas. É preciso construir uma atmosfera positiva de apreciação, respeito e carinho, tanto durante um conflito quanto no dia a dia.

Por isso, só o amor não basta para manter um relacionamento saudável. De nada adianta existir amor, mas não existir compartilhamento de vida. Os parceiros precisam dividir sonhos e planos. Não quer dizer que não podem ser sonhos individuais, cada um precisa ter seus próprios sonhos e propósito de vida, mas também precisam existir os sonhos do casal e da família, é preciso olhar em uma mesma direção, com um propósito único para a família. Assim fica até mais fácil de se atingir os objetivos individuais, tendo o apoio do parceiro, dos filhos e da família.

Coluna Silvana 04.05.20 (2)

Você e seu parceiro conversam sobre sonhos, valores, planos e propósitos de vida? Compartilham o que é importante para cada um? O que os casais mais precisam é de ferramentas para resolução de conflitos e habilidades de diálogo. Por isso estou preparando um curso online baseado na Casa do Relacionamento Saudável, pra te apoiar na construção de relacionamentos saudáveis no seu lar, baseados no diálogo, na gentileza, na confiança, no respeito, no carinho e no amor. Durante essa semana vou lançar o curso, fica ligada no meu Instagram para saber mais!

Abraços virtuais, Silvana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s