14 de abril. Dia Mundial do Café

A segunda bebida mais consumida no mundo (atrás apenas da água), o café, comemora no dia 14 de abril o primeiro de seus três aniversários. Esta data é conhecida como o Dia Mundial do Café e, assim como o próprio nome diz, é comemorada mundo afora. A bebida é tão apreciada que, aqui no Brasil, sopra as velinhas mais duas vezes: 24 de maio, com o Dia Nacional do Café e 01 de outubro, com o Dia Internacional do Café. O que faz valer aquele velho bordão de que “todo dia é dia de café”.

De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil é o segundo maior consumidor mundial do grão, logo atrás dos Estados Unidos, que possui 14% da demanda mundial. E quando o assunto é produção, o país segue na ponta como o maior produtor e exportador, mostrando que o português Francisco de Mello Palheta, lá em 1727, fez a coisa mais acertada ao trazer, da Guiana Francesa, as primeiras mudas do fruto para as terras tupiniquim.

Aerial view of various coffee

Benefícios do café

Uma série de benefícios acompanha a bebida, confirmada por cientistas, através de muitos estudos. O estímulo neurológico é o que mais sobressai. Dentre os tantos benefícios, a cafeína estimula a memória; deixa a pessoa mais “alerta”; ajuda a evitar o câncer de fígado; evita a depressão feminina e, um dos fatos mais curiosos, pode reduzir o risco de suicídios. Claro que, por mais que seja bom, qualquer coisa em excesso pode ter seu lado prejudicial. No caso do café, se consumido em grande demasia, pode causar transtorno mental.

Os melhores cafés

O Tradicional: O café mineiro é um dos mais respeitados no país e no mundo. Como ter um cafezinho feito em casa, estilo mineirinho, aplaudido por todos?

  • Utilizar um café de qualidade, preferencialmente com torra média e moagem mais grossa;
  • A água deve ser sempre filtrada e pura;
  • A água pode ferver, mas depois deve-se esperar que ela esfrie um pouco;
  • Dar preferência para o filtro de papel;
  • O filtro deve ser lavado com água quente antes de colocar o pó;
  • Utilizar a quantidade de pó proporcional a quantidade de café que vai ser consumida naquele momento. (De 80 a 100 gr para cada litro);
  • Realizar uma pré-infusão do pó, ou seja, coloca-se um pouco de água, espera o pó absorver e esquentar, e aí sim coloca-se o restante;
  • Fazer sem açúcar e adoçar na xícara, se necessário, para que o café não oxide

O Especial: O Bartender e Mixologista da Lugano, principal marca de chocolates finos de Gramado e responsável pela cartela de drinks do futuro Fondue Lugano, Gabriel Sarago, preparou uma receita especial para os #coffeelovers. Confira!

  • 1 dose (entre 40 e 50 ml) de licor de Chocolate com Amêndoa Lugano;
  • 1 dose (entre 40 e 50ml) de café expresso;
  • Gelo

Misture todas as doses e bata com gelo. Sirva em uma taça.

Dia mundial do Café Lugano

O café estará sempre no topo do gosto das pessoas pelo mundo. Seja ele in natura, com leite ou em cápsulas. Alguns contentam-se apenas com o cheirinho que ele exala, outros mal conseguem começar o dia sem tomar uma xícara. O fato é que a bebida comemora mais um ano de vida e seus fãs o parabenizam da melhor de todas as formas: “Um café, por favor!”.

E você, já tomou seu café hoje?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s