Apple e Google deixam rivalidade de lado e se unem em combate ao Coronavírus

Uma das maiores rivalidades em termos de tecnologia, as gigantes Apple e Google resolveram unir forças no combate ao COVID-19 (Coronavírus). Na última sexta-feira, 10, ambas anunciaram que vêm desenvolvendo uma solução que usa o Bluetooth do celular para rastreamento de contato, permitindo assim que as pessoas saibam quando estiveram perto de um indivíduo contaminado. Dada a urgência, o plano é implementar essa solução em duas etapas, preservando sólidas salvaguardas em torno da privacidade do usuário.

Na primeira etapa, em maio, as empresas vão lançar APIs (padrões de programação de softwares) para serem usadas por aplicativos de autoridades de saúde pública tanto em celulares Android como no iPhone (iOS). Esses aplicativos governamentais estarão disponíveis para download aos usuários nas suas respectivas lojas de apps.

bluetooth

Em seguida, nos próximos meses, as gigantes da tecnologia trabalharão para criar uma plataforma mais ampla de rastreamento de contato por meio de Bluetooth ao integrar esse recurso nas plataformas subjacentes. A ideia é que esses apps aproveitem o Bluetooth do celular para detectar se o usuário esteve em contato com uma pessoa possivelmente contaminada. O Bluetooth é uma boa tecnologia para esse objetivo por ser voltado para comunicação sem fio em distâncias menores, além do baixo consumo de bateria.

Privacidade em foco

A começar por ser uma tecnologia de consentimento, onde o usuário precisa concordar em participar do projeto, Apple e Google também mostram preocupação com a privacidade dos usuários. Além de não expor a identidade dos indivíduos contaminados, a solução não deve enviar informações para os servidores das empresas. A ideia é que tudo fique registrado apenas no aparelho de cada usuário. Assim, mais indivíduos poderiam optar por participar desse ecossistema.

Apple e Google - Coronavirus (1)

Ambas as empresas acreditam que nunca houve um momento tão importante para trabalhar juntos na solução de um dos problemas mais urgentes para o planeta. Por meio da cooperação e colaboração com desenvolvedores, governos e prestadores de saúde pública, elas esperam explorar o poder da tecnologia para ajudar países ao redor do mundo a frear o avanço da COVID-19 e acelerar o retorno à vida cotidiana.

*Informações: Apple blog

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s