Livros: das prateleiras para a sua tela. Confira Apps

A leitura é sempre uma boa escolha, mas tem sido também uma ótima saída para quem está com aquele tempo livre na quarentena. E, para driblar tudo isso, a tecnologia se mostra uma parceira cada vez mais eficaz.

Os leitores, dos mais vorazes aos que encontraram nos livros uma fuga do tédio, têm diversas opções graças aos aplicativos de leitura. A docente de programação do Senac Tech, Andressa Dellay Agra, defende a versatilidade dos aplicativos. “Por que não ter a tecnologia como nossa aliada na hora de ler? A leitura auxilia na escrita, estimula a criatividade, incita o senso crítico, entre outros benefícios. Apostar nos apps é poder fazer suas leituras sem ter que ir a uma livraria para escolher sua obra favorita”.

Para os amantes de mangás e quadrinhos, existe o GoComics, um site, também com aplicativo disponível na Windows Store, que possui um acervo muito legal de forma gratuita. Além disso, ele permite que seu inglês ou espanhol não enferruje. Outra opção é o Comixology, que além de ser um site, também possui aplicativo para smartphone ou tablets, com um grande acervo, incluindo Marvel e DC. Para ter acesso aos quadrinhos e mangás, o usuário pode fazer sua escolha por obra, onde cada uma possui um preço, ou então assinando o aplicativo, onde poderá ler as edições gratuitamente.

apps livros senac II

Para livros, o Wattpad é um aplicativo onde novos autores expõem suas obras, recebem comentários sobre elas e as tornam populares, levando-as às prateleiras de livrarias. Além disso, o usuário tem acesso a obras já conhecidas, de forma gratuita e ainda pode realizar suas leituras off-line. “Uma dica muito importante, para quem não está habituado a realizar leituras, principalmente nas telinhas, é dar zoom para aumentar a fonte da obra selecionada”, relembra Andressa.

Quando o assunto é audiobooks não faltam opções. Esse formato de livro torna-se acessível a deficientes visuais e crianças ainda não alfabetizadas, já que os áudios são lidos como se você mesmo estivesse lendo. O site Tocalivros é uma ótima escolha, onde você consegue acessar gratuitamente um grande acervo. Além disso, o aplicativo LibriVox disponibiliza livros de domínio público em smartphone e tablets.

Se por um lado, os amantes da leitura não abrem mão de folhear um bom livro. Por outro, o mercado digital tem atraído bastante os consumidores, principalmente os da nova geração. A tendência dos e-readers (leitores de livros digitais) é maior entre os norte-americanos. Mas já tem crescido, mesmo que de forma tímida, entre os brasileiros. Independente da forma, o importante é realizar a prática da leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s