Cláudia Masiero estreia na literatura com obra de poemas infantis “Pastel de Vento”

Poesia e Alimento. Poesia como alimento… Está em sintonia com o que faz as crianças crescerem… no sentido literal e no figurado! Assim é o livro de estreia de Cláudia Masiero, que reúne seus poemas infantis em clima de brincadeira e aprendizado. Aos 38 anos, ela estreia na literatura com a obra “Pastel de Vento: Poesia e Alimento” que aposta no incentivo a leitura e a alimentação saudável, com rimas, brincadeiras e ludicidade.

Toda a trajetória da escritora passa pela área da educação. Claudia fez o Curso Normal (Magistério), é Licenciada em História, Especialista em História, Comunicação e Memória do Brasil Contemporâneo, Mestra em Processos e Manifestações Culturais e doutoranda em História, e atualmente trabalha como tutora EAD. Considera-se uma pessoa de sorte. “Pude contar sempre com pessoas maravilhosas ao longo da vida. Gosto de estar com minha família; de conhecer diferentes lugares; e de ouvir, contar e ler histórias”, declara.

O lançamento do livro “Pastel de Vento: Poesia e Alimento” será no dia 07 de março, no Espaço Flor de Girassol, em Igrejinha, juntamente com a primeira edição do ano do “Chá de Arte”. O livro está sendo comercializado pelo site da Editora Ateliê de Histórias (clique aqui para comprar) e diretamente com a autora, no valor de R$ 15,00.

Confira entrevista exclusiva do Drops do Cotidiano com a escritora Cláudia Masiero:

Claudia Masiero - capa pastel de vento
Capa do livro. Lançamento será no dia 07 de março, em Igrejinha

Drops do Cotidiano: Como surgiu a ideia do livro?
Cláudia: Há algum tempo, passei a escrever poemas e contos e juntando-os em uma pasta no computador. Seguidamente releio, modifico e acrescento coisas novas. Achei que poderia escolher um tema e explorá-lo criando poemas infantis para uma posterior publicação. Assim, como já tinha dois ou três poemas com a temática alimentação, segui nessa linha.

D: Como foi o processo de criação da obra?
C
: Passados mais de três anos da escrita dos primeiros poemas, decidi que era o momento de transformá-los em um livro. Entrei em contato com a Márcia Funke Dieter, que possui a editora Ateliê de Histórias, e iniciamos o processo de organização da publicação. Foi ela que me apresentou o trabalho da ilustradora Silvana Santos, do qual logo gostei muito. Nosso primeiro contato foi em maio do ano passado e o livro ficou pronto em novembro.

D: Qual teu objetivo com esse livro?
C: O meu objetivo com o livro era, primeiramente, materializá-lo, ou seja, conseguir publicá-lo. Conquistada essa etapa, estou recebendo o carinho e o incentivo de muitos amigos e amigas, que estão adquirindo, lendo e ajudando na divulgação da obra.

D: Qual a sua contribuição para o leitor?
C: Acredito que a primeira contribuição que o “Pastel de Vento: poesia e alimento” possa dar ao leitor é o incentivo ao gosto pela leitura. É um livro com uma linguagem simples, que trabalha com rimas e é muito bem ilustrado, na minha opinião. Alguns poemas têm um caráter pedagógico e fazem uma reflexão sobre alimentação saudável, mas esse é apenas um ponto, já que outros “apenas” brincam com palavras, alimentos e situações.

D: Qual a importância da literatura na infância?
C: A presença da literatura na infância é fundamental para a inserção cultural e social das crianças, pensando no patrimônio cultural e linguístico que chega até elas por meio das obras literárias. Sabe-se que o simbólico auxilia no processo de ordenação e acomodação da realidade. Estimula ainda a imaginação e a criatividade, apresenta diferentes situações e visões de mundo, além de favorecer o processo de aquisição da língua escrita. Então, a literatura contribui com o processo de letramento, que se estende por toda a vida, sendo importante em qualquer idade.

 

SERVIÇO
O que: Lançamento do Livro “Pastel de Vento: Poesia e Alimento”
Onde: Espaço Flor de Girassol (Rua Boa Vista, 213, Centro de Igrejinha)
Quando: Sábado, 07 de março, às 15 horas
Aberto ao público de todas as idades

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s