Programa “Fábrica de Talentos” da Bibi contribui para a formação de jovens profissionais

Investir em jovens de forma profissional e contribuir com suas vidas. Estes itens estão entre os objetivos da “Fábrica de Talentos”, projeto da Calçados Bibi. Desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o curso “Multioperador na confecção de calçados” é formatado especificamente pra a realidade da empresa. Durante um ano e três meses, alunos com idade entre 16 e 21 anos, aprendem todo o processo produtivo, adquirindo o conhecimento de como se faz um calçado do início ao fim.  O projeto é realizado na unidade da Bibi em Parobé, no Rio Grande do Sul, e na unidade da Bahia, na cidade de Cruz das Almas.

De acordo com a diretora-presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch, a iniciativa é estratégica para a empresa onde, muito além de contribuir com o cumprimento das cotas na lei do programa de jovens aprendizes, apoia na inserção de jovens talentos e na formação de futuros colaboradores. “Na cidade de Cruz das Almas, somos a única empresa calçadista, diferente de Parobé, onde existe mais mão de obra qualificada por estarmos em um cluster de empresas desse segmento. Assim, o programa é uma oportunidade importante de formação e transformação de jovens profissionais polivalentes, com conhecimento em todas as áreas da produção de calçados”, destaca.

Bibi - talentos

Varejo e franquias na formação

Entre aulas teóricas e experiências práticas, além da parte de produção de calçados, desde 2018, a turma de Parobé aprende como funciona a área comercial da empresa,  principalmente nas franquias. A sugestão de agregar essa área foi da própria Andrea, uma vez que o franchinsing vinha ganhando espaço no negócio. “Como já fazíamos o curso para investidores de franquias e também para equipes de lojas, surgiu a necessidade de qualificarmos esses jovens também para setores comerciais. Nossa rede vem crescendo e pessoas comprometidas com o propósito da marca e que tenham compreensão do varejo é muito incomum no ambiente atual do comércio”, explica a Analista de Capacitações, Gisele Pereira, que coordena essa parte do projeto. O curso conta com módulos que apresentam a marca, seus valores, os projetos de lojas, os benefícios dos produtos, as coleções em vigência, os processos de análise de qualidade, os procedimentos de atendimento pelo SAC, operacionais de loja, gestão de pessoas; vendas e performance; treinamento de equipes; marketing; visual merchandising e planejamento comercial.

Bibi - Jovem Aprendiz
22 alunos fazem parte da atual turma do projeto na unidade de Parobé

Contribuição social através da formação de jovens

A presidente da empresa desta que, da formação técnica profissional, o “Fábrica de Talentos” promove a integração do jovem à empresa e seus profissionais, enquanto apoia na visão de uma profissão e aspectos relacionados a atitudes positivas na vida e questões éticas. “Através do curso técnico, os alunos conseguem vivenciar e conhecer como é nossa empresa por dentro, nossa história, valores, propósito etc… Em resumo, apoia também na formação de melhores cidadãos do mundo”, registra Andrea.

A gestora pontua que o projeto já atendeu aproximadamente 500 jovens nos dois estados, desde 2010, quando começou. “Aproximadamente 70% dos jovens que participaram do programa foram efetivados e muitos seguem até hoje no time da Bibi, em diferentes áreas de atuação”, comemora.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s