Senado aprova Gramado como Capital Nacional do Chocolate Artesanal

Na última terça-feira, 11, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei que concede a Gramado o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal. Sob a tutela de chefs chocolatiers que elaboram chocolates finos das mais diversas variedades, qualidades e preços, a cidade conta com 19 fábricas e é reconhecida pela qualidade da iguaria.

Gramado recebe anualmente mais de seis milhões de visitantes, responsáveis pela geração de 90% das receitas do município. Além das belezas naturais e das manifestações culturais remanescentes da cultura de imigrantes alemães e italianos, o chocolate artesanal é um dos principais atrativos do turismo na região. Geralmente, o turista que visita a cidade não sai de lá sem ter comprado, pelo menos, um chocolate de alguma das lojas da cidade.

chocolate planalto
Foto: Divulgação Chocolates Planalto

Onde tudo começou

O pioneiro neste setor foi Jaime Prawer. O empresário inaugurou a primeira loja de chocolates Prawer em 1976, ano da 4ª Edição do Festival de Cinema Brasileiro de Gramado, o que teria proporcionado mídia espontânea ao empreendimento, e, consequentemente, estimulado novos empreendimentos chocolateiros na cidade, sendo que, boa parte deles, criados por ex-funcionários que contribuíram para arranjos produtivos locais. Com o tempo, as lojas chocolateiras atravessaram as fronteiras do pórtico da cidade e foram abertas também em outras regiões e capitais, evidenciando ainda mais os chocolates artesanais de Gramado.

chocolates Prawer
Foto: Cleiton Thiele

 

O projeto é de  autoria do deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) e, após aprovado pelo Senado, a proposta segue agora para sanção presidencial.

*Fonte: Agência Senado
*Foto Capa: Site Gramado Inesquecível

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s