Armadilhas da mente: não permita que elas atrapalhem seus projetos de carreira em 2020

Hoje quero te trazer uma reflexão muito importante sobre as muitas armadilhas que nós próprios criamos para nossa carreira e vida. E, é claro, vou te apresentar alternativas para sair dessas armadilhas. Então, se você quer conhecer mais a sua mente para seguir rumo aos seus objetivos, vem comigo!

Início de ano é período de retomar e criar projetos. No início, tem aquela empolgação do ‘algo novo’, mas na carona vão chegando alguns pensamentos de autosabotagem que indiretamente vão podando as ideias e, por vezes, nos deixando presos a zona de conforto. Quando nos damos por conta já é metade do ano, daqui a pouco, final do ano. E o que eu fiz com as minhas metas? Dei um jeito de liquidá-las. NÃO, não vai ser assim dessa vez.

Coluna Lu Linden - 26012020 (2)

Eu sou super defensora da causa de que deveríamos aprender Psicologia na escola, por que ter acesso a determinados conhecimentos sobre a mente, nos ajudariam a sofrer menos e a viver com mais plenitude. Como imagino que você não tenha aprendido isso, me sinto no dever de compartilhar por aqui.

É sabido que em relação ao externo, temos pouco controle. Não temos controle sobre situações climáticas, sobre a economia do país, sobre o número de vagas que as empresas vão ofertar… o que temos gerência e pode fazer toda a diferença, é sobre o que é nosso: ‘PENSAMENTOS’, ‘EMOÇÕES’, ‘COMPORTAMENTOS’. E gerindo bem tudo isso, dá para conquistar muitas coisas e ser mais feliz.

Vou te explicar um fenômeno que acontece na nossa mente, que chamamos tecnicamente de distorções cognitivas/pensamentos distorcidos/erros cognitivos. A maior parte são involuntárias e automáticas. Num primeiro momento não temos o controle, simplesmente acontecem. Meu compromisso aqui é te mostrar como neutralizar e ultrapassar essas barreiras e seguir em frente.

Coluna Lu Linden - 26012020 (1)

Onde mora o perigo?

São muitas as distorções cognitivas. Destacarei uma delas, nomeada ‘CATASTROFIZAÇÃO’. Temos a tendência a catastrofizar, verbo que vem da palavra catástrofe  – acontecimento desastroso de grandes proporções’. Tornar algo mais monstruoso do que na verdade é. Por exemplo, ‘tá terrível, as empresas não estão contratando’, ‘aquele gerente novo me odeia, a demissão é certa’, ‘minha chance é zero nessa vaga’, ‘não levo jeito pra isso, tá na cara que esse meu projeto não vai dar certo’. Todas essas frases são catastrofizações, pois são extremistas e rígidas demais, tornando o cenário desastroso. Não é saudável pensar assim!

Esses pensamentos são seus inimigos. Precisa conhecer seus adversários para criar as melhores estratégias, enfrentá-los e vencer a batalha. Com pensamentos catastróficos, não há como ter uma emoção positiva, nem mesmo um comportamento que lhe leve na direção de alcançar os objetivos que traçou.

Coluna Lu Linden - 26012020 (5)

Vou te mostrar na tabela que segue um recurso utilizado para mudar isso. Entender isso é o ‘pulo do gato’.

Tabela Armadilhas da Mente - Coluna Lu

Assista também o vídeo que trata do mesmo assunto no meu canal no youtube e aproveite para se inscrever e ter acesso a outros materiais para pensar sua carreira e vida.

Passo a passo para não permitir que os pensamentos distorcidos te atrapalhem:

  1. Perceba suas emoções em relação ao seu objetivo de carreira: Está triste? Com medo? Se sente inseguro?
  2. Identifique quais pensamentos estão por trás dessas emoções. Exemplos estão na tabela.
  3. Escreva seus pensamentos: Você precisa conhecer o inimigo no detalhe. Siga o exemplo da tabela e crie a sua.
  4. Questione seus pensamentos: Será que é tão catastrófico o cenário que se apresenta?
  5. Crie novos pensamentos em substituição aos anteriores: Neutralize os pensamentos anteriores, criando uma nova versão, os ‘pensamentos saudáveis’. Escreva esses pensamentos seguindo o exemplo da tabela.
  6. Identifique e sinta as emoções positivas desses novos pensamentos.
  7. Vá em busca dos seus objetivos de carreira em 2020.

Coluna Lu Linden - 26012020 (3)

Ps.: Quando você estiver se sentindo triste, com medo, inseguro (emoções negativas), procure identificar quais pensamentos estão te levando a isso. Procure neutralizá-los, fazendo um pequeno ajuste. Para muitas pessoas, isto funciona. Se isso não fizer você se sentir melhor e, se essas emoções forem recorrentes na sua vida, sugiro que você busque ajuda profissional. Um Psicólogo poderá te ajudar a enfrentar esse momento de vida e viver de maneira mais saudável. Cuidar da sua mente é coisa séria 😉

Adorei entregar esse conteúdo à você, porque eu acredito muito em tudo isso. É científico e acontece na prática! Faça o teste! Me conta se gostou desse conteúdo, compartilha com teus amigos e segue me acompanhando por aqui e também nas redes sociais InstagramFacebookYouTubeLinkedin.

* Fotos da colunista por Juliano Arnold

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s