Localizado no bucólico distrito de Boa Esperança, distante 18 quilômetros do centro de Rolante, o Caminho das Pipas é considerado um dos principais roteiros de enoturismo do Rio Grande do Sul. Em meio a uma região montanhosa do município, cercada de matas onde ecoam o ronco dos bugios, aparecem os parreirais em recortes geométricos e carregados de uvas maduras, prontas para serem colhidas.
O verão sinaliza a época mais esperada do ano, a vindima, período em que o trabalho de meses se materializa em tons rubi no parreiral, determinando as características do vinho dessa safra. De acordo com a enóloga Josiane Gabriela Sbardelotto, a vindima traz para a comunidade muitos visitantes ávidos pela experiência da colheita e os encantos do vinhedo. “Época bastante atarefada, trabalhosa, cansativa, mas também muito gratificante. A comunidade toda respira o perfume da uva, vive em função da vindima. Neste período, recebemos muitos turistas e visitantes que buscam conhecer os parreirais e a experiência de colher as próprias uvas“, comenta.

Confira algumas atividades que estão disponíveis para os visitantes que queiram experienciar a vindima:
Colheita da uva (colha e pague): Que tal degustar a uva direto do pé? Quase todas as vinícolas do Caminho das Pipas oferecem essa atividade, basta agendar com antecedência. No site do roteiro estão todos os contatos, é só clicar aqui.
Pisa da uva e piquenique: Já imaginou esmagar a uva com os pés, como se fazia antigamente? Pois a Vinícola Bennato oferece essa experiência mediante agendamento prévio. Lá também é possível saborear um delicioso piquenique embaixo do parreiral.

Degustações simples de bebidas: Cada rótulo das dez vinícolas que compõe o Caminho das Pipas é único. São mais de vinte opções entre vinhos finos e de mesa, sucos, espumantes e até cervejas artesanais. Os valores variam de uma cantina para a outra e de acordo com o solicitado. É sempre recomendado agendar.
Degustações com acompanhamentos: Além das bebidas, algumas cantinas oferecem degustações de pães, geléias caseiras, queijo e salame colonial, dentre outros acompanhamentos. São elas: Vinhos Finger, Vinhos Sbardelotto e Vinícola Bennato (também é preciso agendar).

O Caminho das Pipas tem outros locais para visitação, como a Cascata Três Quedas (acesso gratuito), Sítio Terra e Arte (com uma série de atividades de autoconhecimento, arteterapia, caminhadas e outros, mediante agendamento) e o Parque Municipal da Asa Delta (a 841m de altitude, com estrutura de churrasqueiras, bar, banheiro, wifi e um pôr do sol de tirar o fôlego. Acesso livre).
A cidade oferece ainda outras opções de lazer para quem curte o contato com a natureza, a gastronomia e a cultura local. O Departamento de Turismo ajuda a organizar roteiros conforme os interesses do turista. Contato: (51) 3547-1188 – Ramal 217 ou no email turismo@rolante.rs.gov.br.
*Com informações de Diuly Mähler e fotos de Josiane Sbardelotto
[…] programa de verão para quem quer fugir, ou não pode ir ao litoral, encontra-se no interior: é a participação na vindima – colheita da uva. Um destino que proporciona essa experiência de colher a uva no pé e conhecer […]
CurtirCurtir
[…] do selo de segurança sanitária “Polito e Securo” aos empreendimentos do roteiro turístico Caminho das Pipas. O selo é uma parceria do município com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas […]
CurtirCurtir