Turismo de experiências em Rolante recebe com aconchego os visitantes

Rolante vem se tornando um importante polo turístico na região. Suas belezas naturais, somadas à mistura das culturas alemãs e italianas, tem despertado o interesse de turistas de diversas regiões do estado e do país. A Capital Nacional da Cuca concentra um importante roteiro de turismo ecológico, que atrai um público interessado em conviver em meio a natureza, com a calmaria que uma cidade de interior possui. Com relevo montanhoso, cascatas e mata nativa, parreiras e vinícolas, o belo Parque do Voo Livre, campings e pousadas são atrações que encantam olhos, paladar e coração. Aconchegante como abraço de vó e acolhedora como casa de madrinha, ela bem recebe todos que chegam, fazendo com que, muito rapidamente, sintam-se em casa!

Em apenas um dia é possível conhecer vários locais e desfrutar de atividades diversas, permitindo deixar Rolante na caixinha das boas lembranças.  Conheça alguns lugares que vale a pena visitar:

Moinho Sohne

Uma das empresas mais antigas da região, o Moinho Sohne foi construído em 1888 e adquirido pela família na década de 1940. Com tradição que passa de pai para filho, o local preserva as características originais do legítimo moinho de pedra, utilizando ainda métodos bem artesanais, mas aprimorando e adequando os processos às exigências ao longo dos anos. Em destaque está a preocupação com a qualidade e em manter os produtos 100% integrais, o que atrai olhares de consumidores em várias partes do país. Foi o primeiro moinho certificado do Brasil pela WGC, instituição não governamental dos Estados Unidos, que reconhece a qualidade de seus produtos, algo que a família conta com muito orgulho. No local, ainda acontece a comercialização de pães, bolachas e geleias produzidos localmente.

O Moinho Sohne fica na Avenida Borges de Medeiros, 2319.


Casa da Colônia

No coração de Rolante fica a Casa da Colônia, espaço onde são comercializados diversos produtos feitos por produtores rurais locais. Além das maravilhosas cucas – carro-chefe do local que são feitas pela Associação de Cuqueiros e Cuqueiras de Rolante (ASCUR) –, são vendidos massa caseira, vinhos, peixes, salames e linguiças, geleias, além de legumes, verduras e frutas.

A Casa da Colônia está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 131 e abre diariamente.


Camping Wolff

Para quem busca um local para convívio com a natureza, onde possa relaxar ouvindo o canto dos pássaros e ter contato com animais do interior, o Camping Wolff é parada obrigatória. Comandado pela família Wolff, o local faz um convite para caminhadas, trilhas ou simplesmente relaxar e curtir a vibe tranquila. É possível acampar, passar o dia, usar um dos quiosques para fazer um churrasco, fazer um piquenique ou encomendar um almoço delicioso e bem caseirinho preparado pela família.

O local conta com açudes para pesque e pague, piscinas naturais e duas cascatas com acesso por meio de trilhas na mata. O valor para passar o dia é de R$ 5,00 por pessoa e R$ 12,00 se for ficar para acampar. O Camping Wolff fica na comunidade de Campinas, a 12 quilômetros do centro e 7 da RS-239.


Caminho das Pipas

Colonizada por italianos, a localidade de Boa Esperança tem se consolidado como um destino para os apaixonados por vinho. São famílias que se dedicam o ano inteiro ao cultivo da uva, com produção de vinhos, sucos e outros produtos derivados da fruta. É o caso dos Vinhos Dallarosa e da Vinícola Bennato, que também recebem o público para visitação, com possibilidade de piqueniques e degustações. Durante o verão, com a colheita, eles ainda têm visitas que permitem ao turista o contato com a colheita da uva (vindima). Um verdadeiro deleite em forma de experiência.

Conforme agendamento também é possível ter acesso a hospedagem e refeições na Boa Esperança, com o acolhimento e a fartura característicos das famílias italianas.


Morro Grande
– Parque Municipal da Asa Delta

Deslumbrante é a palavra que melhor define a vista que se tem do alto do “Morro Grande”, também conhecido como Parque Municipal da Asa Delta. Localizado a 841 metros de altitude, é perfeito para a prática de esportes como paraglider e asa delta, sendo um importante destino aos amantes dessas práticas.

O local é aberto ao público e conta com infraestrutura como banheiros, churrasqueiras e pontos de energia elétrica, além de um belvedere e um bar.


Rolante é daquelas cidades encantadoras e perfeitas para passar o dia ou o final de semana. Programações para casais, grupos de amigos ou famílias, independente da idade, recheiam os roteiros de forma especial. Vale destacar que, na chegada à cidade, o posto de atendimento ao turista recebe os visitantes passando as coordenadas para que estes possam aproveitar o melhor de Rolante. Ali também há uma infraestrutura que atende os ciclistas. Fica junto ao Posto Krüpp (RS 239, Km 71).

 

*Fotos: Lidiani Lehnen

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s