Receita de Ano Novo: cuide da sua saúde mental em 2020

Ano novo, vida nova’ sempre foi uma frase muito costumeira por aqui. Janeiro é mês propício para dar início a novos projetos, pois carrega em si a ideia de recomeço, de mudança, quando há uma página em branco para ser escrita. Por esse motivo, em 2014 surgiu uma campanha que vem ganhando força ano a ano. Essa campanha se chama JANEIRO BRANCO e busca mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de uma vida mais feliz para si mesmas, cuidando da sua saúde mental.

Hoje mais do que nunca se faz necessário dar atenção a saúde mental, numa era em que as doenças que mais acometem os cidadãos são a ansiedade e a depressão. A cor branca foi escolhida para representar a campanha, pois dá surgimento a todas as outras cores. Logo, podemos entender que a saúde mental é um grande pilar da saúde.

JaneiroBranco

Iniciar uma psicoterapia é uma maneira de buscar autoconhecimento e é indicada para todas as pessoas, assim, não é sinônimo de loucura, muito longe disso. Que bom que avançamos e que hoje já é natural ir a um personal/educador físico, nutricionista, dentista. E que bom que hoje, boa parte das pessoas que faz terapia, conta com orgulho e sem constrangimento, feliz por participar desse processo de autodescoberta.

A saúde é um bem muito precioso, porém é comum nos darmos conta da sua importância apenas quando nos falta. Que 2020 seja um ano para ter mais cuidado contigo, cuidado com o corpo, cuidado com a mente e com a alma. Não pense que está sendo egoísta ao colocar a sua saúde em primeiro lugar. Lembre-se que, antes de colocar a ‘máscara de oxigênio na pessoa que está ao seu lado, é necessário colocá-la em você’. Antes de ser altruísta com os outros, seja com você mesmo. Certamente você terá um melhor ano se colocar-se em primeiro lugar. Estar bem, lhe ajudará a fazer o bem aos que estão a sua volta.

Não é por que sou Psicóloga que não preciso de Psicoterapia. Eu faço psicoterapia há alguns anos e me ajuda muito a enfrentar as adversidade, melhora minha forma de agir e ter mais qualidade de vida. Me ajuda muito a ser uma pessoa melhor e tenho maior orgulho e alegria de me permitir fazer esse processo.

Janeiro-branco

É comum algumas pessoas me perguntarem se atendo clinicamente, e eu respondo que fiz a opção por atendimentos em uma área específica (área de carreira), para a qual também escrevo aqui no Drops do Cotidiano – todos os meus textos você pode conferir clicando aqui. Porém sempre que me consultam em relação a atendimento clínico, ajudo encaminhando para colegas que fazem este atendimento. Eu optei por atuar numa área específica, identificando pontos fortes e interesses e ajudando pessoas a descobrirem como ser mais felizes e prósperas, contribuindo para suas tomadas de decisões profissionais e de vida.  Assim, se um dia precisares de alguma orientação nesse sentido, seja para ter o contato de um psicólogo clínico ou para repensar seu estilo de vida e fazer novas escolhas profissionais, estou à disposição para te ajudar.

Separei sete dicas que julgo importantes para cuidar mais da sua saúde mental em 2020. E, além disso, eu adoro o número sete:

  • Viva o momento presente de forma plena;
  • Acredite no futuro e faça planos;
  • Conecte-se com pessoas que ama (familiares/amigos);
  • Trabalhe em algo que você ama;
  • Leia livros que te inspirem;
  • Conheça outros lugares e culturas;
  • Valorize as pequenas coisas, apesar das dificuldades.

Acompanhe também informações sobre o Janeiro Branco no vídeo que gravei em meu canal no YouTube:

Aproveite para se inscrever gratuitamente no canal. Me acompanhe também no Instagram @lulindencarreira

Aproveito para finalizar com um trecho da poesia do Carlos Drummond de Andrade:

Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
Carlos Drummond de Andrade

Cuide do seu bem mais precioso: você mesmo!

Boa leitura! Forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s