A tradição do Terno Reis é atração gratuita na serra

O 32° Sonho de Natal de Canela continua apresentando novas atrações até 12 de janeiro. O Terno de Reis da Família Seibt fará apresentação única no evento na próxima segunda-feira, 6, Dia de Reis, no Multipalco da praça João Corrêa, a partir das 20h.

O Terno de Reis dos Seibt tem a missão de levar para as pessoas o espírito natalino. “Queremos que as pessoas reflitam sobre o que é o Natal. Não é só presente. É celebrar o nascimento de Jesus. Afinal, essa não pode ser uma festa vazia, sem o aniversariante. Procuramos lembrar que o ato da oração é o que fortalece os vínculos das famílias”, enfatiza Carmen Lúcia Seibt, 67 anos, integrante do grupo.

História do Terno em Canela

Como peregrinos em uma noite enluarada, eles percorrem caminhos com sua luz interior, lembrando que o mundo não é mais o mesmo, pois nasceu o Menino Jesus. A mais grandiosa mensagem cristã se perpetua há 60 anos em Canela graças a família Seibt, que mantém viva a manifestação religiosa.

terno de reis canela 2

Não se sabe ao certo quem trouxe o ritual para Canela, mas nos anos 1940 Teodoro Narciso já havia formado um grupo, do qual os irmãos Seibt faziam parte. Esse grupo visitava as famílias do bairro São José. Em 1959, Edvino Otto Seibt fundou um Terno de Reis com a sua família. Através do Terno de Reis, pai e filhos iniciaram uma tradição de origem portuguesa que celebra o nascimento de Jesus Cristo e que se mantém viva, agora pelos irmãos, genro e neto.

Ritual do Terno de Reis

Conforme rege o ritual, o Terno de Reis percorre casas da comunidade a partir do dia 25 de dezembro, levando música, canto e orações até as famílias. Na temporada natalina, o grupo da família Seibt, formado por 10 pessoas, sai todas as noites fazendo visitas às casas. Entoando cantos eles pedem para que o dono abra a porta para receber a mensagem. Ao serem recebidos, agradecem a acolhida e o que é servido. Em seguida, fazem uma oração e se despedem com o sentimento de missão cumprida ao levarem a mensagem do Menino Jesus aos lares. “Na apresentação no Sonho de Natal, faremos o canto de chegada, depois os hinos de Natal, até encerrarmos com os cânticos de despedida, exatamente como fizemos nas casas”, explica Carmen.

Para as telinhas

O tradicional rito da família Seibt vai virar filme. Os jornalistas Taís Seibt, neta de Edvino, e João Henrique Bosco estão produzindo um documentário sobre a história do terno, com lançamento previsto para janeiro de 2020, após o término da temporada natalina que marca os 60 anos de atividades do grupo.

terno de reis canela 3

A Origem

A mensagem natalina se baseia nos relatos da Bíblia, em que os chamados Três Reis Magos – Gaspar, Melchior e Baltazar –, ao tomarem conhecimento do nascimento do Menino Jesus, iniciaram sua procura no dia 25 de dezembro, encontrando-o no dia 6 de janeiro (junto a um estábulo, em Belém), data em que se comemora o Dia de Reis. A tradição do Terno de Reis foi trazida para o Brasil pelos colonizadores luso-açorianos e é mantida principalmente no litoral do Brasil e no meio rural.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s