Estilo de Vida: em 2020, que tal ter um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal?

Cada vez mais tenho percebido que, muito mais que um trabalho e uma renda, o estilo de vida que o trabalho proporciona é o aspecto que prevalece para escolhas de carreiras mais felizes. Eu costumo dizer que a escolha de uma carreira, é a escolha de um projeto de vida. Vai muito além da área profissional exclusivamente, como algumas pessoas pensam, é escolher como será a dinâmica da sua vida.

Há quem prefira ter um trabalho de segunda a sexta em horário comercial e suas noites e finais de semana livres. Alguns profissionais preferem ter uma rotina que lhes permita levar e buscar os filhos na escola, outros preferem trabalhar a noite e ter as manhãs livres. Alguns preferem rotina fixa de horário, outros optam por jornadas de trabalho flexíveis e, em alguns casos, optam por atuarem como profissionais liberais para fazerem a sua própria agenda.

Estilo de Vida foto04

Eu, por exemplo, gosto de ter um equilíbrio entre a jornada fixa e jornada flexível. São 32 horas semanais dedicadas ao vínculo empregatício e outras 16 horas de jornada flexível que me permite desenvolver projetos independentes, onde posso utilizar minha criatividade e contribuição.

Priorizar o ‘Estilo de Vida’ na carreira é uma perspectiva muito mais presente hoje do que há alguns anos. O que colabora para essa mudança de paradigma é que na atualidade a qualidade de vida passou a ter grande peso nas decisões. As próprias empresas precisam atentar-se a criar um pacote de benefícios, ou perderão seus profissionais para outras empresas. Nesse sentido cresce o trabalho home office/ trabalho remoto, atuação por projetos e não por carga horária. Enfim, alguns ajustes já estão acontecendo, mas precisamos avançar nesse sentido. Exemplo: profissionais com mais idade tem grande know how, porém, nem sempre estão dispostos a cumprir uma carga horária de 40 horas semanais. Aliar a expertise dos profissionais a essa necessidade de estilo de vida propondo uma carga horaria de 20 horas já seria uma grande solução.

Estilo de Vida foto01

Hoje, ao orientar adolescente nas suas escolhes, já lhes entusiasmo a fazer a escolha por um curso que lhe proporcione o estilo de vida que quer levar… trabalho individual ou coletivo, trabalho dentro de uma sala ou em ambiente aberto, carga horária de trabalho, tipos de materiais e instrumentos que serão utilizados, contato com idiomas, viagens… tudo isso precisa ser levado em consideração.

Estilo de Vida foto03

Ao longo da vida as prioridades mudam. Possivelmente, o estilo de vida que lhe era interessante até certo momento, mudará em outra fase da sua vida. A chegada de um bebê, os cuidados com os pais idosos, a maturidade, cuidados com a própria saúde são alguns  motivadores para ajustes no estilo de vida.

Não tem certo e errado! Cada um deve escolher o estilo que lhe é mais propício para determinado momento da  sua vida.

E você, trabalharia mais disposto se pudesse conciliar a sua vida pessoal a vida profissional, com melhor equilíbrio? Sua vida seria melhor? Se sentiria mais satisfeito? O que realmente é importante para você nesse momento da sua vida?

Estilo de Vida foto02

Para 2020, qual o estilo de vida que você quer ter? Qual ajuste é possível fazer na sua rotina?

Muito obrigada por me acompanhar no Drops do Cotidiano em 2019!

Vou estar aqui em 2020 para refletirmos juntos sobre melhores decisões para sua vida e carreira. Me acompanhe também no Youtube e @lulindencarreira

Um Feliz 2020 para você e sua família!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s