Vem aí 365 novas oportunidades!

Estamos chegando ao final do ano e então vem aquela pergunta clássica: o que você fez este ano? E também aquela cobrança clássica: não fiz algumas coisas que eu disse que faria este ano… Pois é, o ano passou, e com certeza você realizou muitas coisas. Claro que deixou de fazer algumas tantas outras, mas que tal agradecer e focar nas que foram feitas? O que está feito é mágico, é soberano!

O que você realizou é importante, mas ainda mais importante é o que você aprendeu durante esse ano. É isso que o realmente fica!

Agradecer

Quero dividir contigo alguns aprendizados meus, e se fizer sentido, toma eles pra ti também:

  1. Existe uma equação que diz Pais Felizes = Filhos Felizes. Ela realmente funciona! Eu sou minha prioridade, eu coloco a máscara de oxigênio primeiro em mim.
  2. Quando tenho um bom relacionamento comigo mesma, meus relacionamentos com os outros se transformam. Quando cuido de mim, me escuto, me respeito, sou empática comigo, também posso oferecer isso aos outros.
  3. Aceitar e perdoar a si mesma não é ser conivente com erro, é tirar o aprendizado e entender que, se dói, é preciso mudar, é preciso buscar outro caminho para fazer diferente. Ah… e é tão necessário se aceitar e se perdoar…
  4. Para ser educadora emocional dos meus filhos, primeiro eu preciso me educar emocionalmente, afinal de contas, já estamos cansadas de saber que as crianças aprendem pelo exemplo.
  5. É necessário viver os processos. Por mais que doa, por mais que seja difícil, não dá para pular etapas da vida, todas precisam ser vividas e todas tem suas belezas também! Estamos em construção, somos seres humanos em construção, somos mães em construção e tudo mais que se quiser ser. Mas é preciso encaixar as peças, aos poucos, nos seus lugares. Viver os processos que nos trazem o encaixe das peças.

E aquilo que você deixou de fazer? Vira intenção para o próximo ano. Depois de encher o peito de gratidão pelo que fez e pelo que aprendeu, é hora de olhar para o que não foi feito com um olhar de curiosidade e não de culpas ou de desculpas.

Lista de agradecimentos.jpg

Intencione o que você quer de 2020 com toda força sonhadora que existe em seu coração. Quando você intenciona, coloca energia para a realização e, para realizar, basta planejar. Divida seus objetivos por meses, uma intenção para cada mês e para ficar ainda mais leve, divida isso em micrometas semanais. Use as desculpas por não ter feito, como degrau para fazer, olhe para aquilo que deixou de realizar e não se culpe, pense em como fazer diferente para conseguir realizar!

Faz aí uma lista de tudo que você fez e aprendeu em 2019, é maravilhosos escrever! Depois vai escrevendo o que você quer fazer e aprender em 2020, principalmente o que você quer aprender. Se sentir vontade, me conta tudo isso aqui, vou adorar saber! E se precisar de alguma orientação, conta comigo!

Um abraço virtual bem apertado, Silvana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s