O melhor empreendimento da sua vida: Saiba como criar uma rota de ação!

A atitude empreendedora está entre uma das mais importantes competências do século XXI. Diferente do que muitas pessoas pensam, para ser empreendedor não é necessário abrir um negócio. Empreendedor não é sinônimo de empresário. Ser empreendedor é ser visionário, assumindo riscos e responsabilidades. É enxergar oportunidades onde as outras pessoas só conseguem ver problemas. É acreditar e criar chances!

Então, você pode ter seu próprio negócio, trabalhar como funcionário de uma empresa privada ou mesmo órgão público. Empreender independe de onde você está, mas como você age. É olhar para os desafios e enxergar oportunidades!

E dentre tantos projetos que você pode conceber e desenvolver, qual o melhor projeto para empreender? VOCÊ mesmo!

roadmap05

Na última coluna de carreira do Drops escrevi sobre “É tempo de olhar para si” (caso não tenha lido, vale a pena acessar aqui), onde falo sobre a importância de determinar o que você quer para a sua carreira e vida a partir do autoconhecimento. Dando continuidade, hoje quero te falar sobre a técnica RoadMapPlano de Ação para alcançar o que você determina para você. Depois de saber ‘o que’, é necessário planejar o ‘como’. Eu gosto muito dessa ferramenta de planejamento, é uma das que mais aprecio, por isso decidi compartilhar contigo. Quer conhecer? Lá vai o passo a passo:

  • Pegue uma folha em branco e coloque a data de hoje na extrema esquerda da página junto da letra A;
  • Trace uma linha da esquerda para a direita e coloque uma letra B no final dessa linha, junto da data em que deseja alcançar determinado objetivo (seis meses a frente, um ano…);

Roadmap02

  • Escreva junto da letra B e da data, o seu objetivo em detalhes. Exemplo: novo emprego, promoção, abrir negócio próprio;
  • Agora vem a parte mais importante: defina pequenos passos que precisam ser dados do ponto A até o ponto B para que esse objetivo seja alcançado. Ao longo da linha de A a B, você pode colar alguns post-its com o que deve ser feito e data dessa ação. Se não tiver post-its, é possível criar um ponto e escrever na própria folha.

Roadmap

Observação: a ideia é começar do ponto B para o ponto A. Se faça a seguinte pergunta: qual a última coisa que preciso fazer um pouco antes da realização do objetivo que quero alcançar? E o que preciso fazer antes disso? E antes disso? E antes? Até chegar no ponto A.

Eu sou super fã dessa ferramenta porque é possível visualizar com clareza o caminho para a execução do objetivo. E, o mais importante, é provável que você se dê conta de que é muito mais fácil do que estava imaginando. E esta clareza, associada ao entendimento de que depende muito das suas próprias ações, te dará mais confiança e determinação para chegar lá.

roadmap06

Que tal pegar uma folha e começar a sua RoadMap agora? Se você achou difícil e quer ter um maior entendimento da técnica, me acompanha no meu canal do Youtube. Vou postar um vídeo nos próximos dias, explicando o passo a passo da técnica. Já aproveita para se inscrever e ativa o sininho, assim logo que eu postar, você vai receber a notificação.

Obrigada pela audiência, nos vemos no próximo texto e pelas redes, no Facebook e Instagram. Sucesso sempre! Paz e bem!

Forte abraço, Lu Linden

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s