Caminhos…

Tanto o Rio Grande do Sul, nosso Estado, quanto o Brasil, nosso país, são interessantes pela diversidade de cultura, geografia, história e outros quesitos. Vejamos o Brasil, quando comparamos as cinco regiões geográficas do território brasileiro. Quantas diferenças entre si! Quantas histórias, fauna, flora, caminhos…

Drops 2019 11 26 Imagem 1

O RS, da mesma forma, também tem características bem peculiares em suas regiões. Vejamos a Campanha Gaúcha, com suas longas planícies. Aqui, no Vale do Paranhana e regiões vizinhas, somos abençoados com abundantes matas e belezas naturais, cercados de muitos morros e verde, banhados por muitos cursos d’água.

Essas características ligadas ao meio ambiente do Vale do Paranhana trazem um potencial turístico bastante grande, que ainda pode desenvolver-se muito.

Além de possuírem muitos espaços verdes e de matas, as suas cidades também tem muitas ligações por meio de estradas vicinais, que cortam o Vale e integram as cidades.

Drops 2019 11 26 Imagem 3

Muitos aproveitam esses trajetos pelo interior como rota para prática de ciclismo, em suas diferentes modalidades. Outros, aproveitam as estradas para fazerem motocross ou trilhas com jipes. Sejam ciclistas, motociclistas ou jipeiros, praticam esportes e ainda renovam as energias em meio a paisagens de tirar o fôlego e realmente inspiradoras.

Se a atividade profissional permite ou exige, também são inúmeros profissionais que cruzam esses caminhos durante a semana, atuando como vendedores, madeireiros, profissionais ligados às atividades agrícolas, da saúde, dentre outros.

E ainda, essas estradas e caminhos servem para escoar a produção de agricultores e pecuaristas, servem para trazer e levar crianças às escolas ou mesmo para promover encontros, de famílias ou de amigos.

Drops 2019 11 26 Imagem 5

Nem sempre essas estradas parecem a melhor alternativa, justamente porque não são a rota principal ou porque muitas vezes não tem o mesmo grau de conservação de outras vias. E aí, por uma decisão meramente pessoal, muitas vezes, deixamos de visualizar belas paisagens, deixamos de conhecer novos lugares ou mesmo contemplar e relaxar, para quem sabe, tomar decisões de maneira mais firme e com argumentos.

É interessante fazer uma analogia desses caminhos alternativos com a nossa capacidade (e necessidade) de tomada de decisão. Assim como as “estradas”, uma tomada de decisão normalmente envolverá diferentes possibilidades e a decisão nem sempre é fácil. Afinal, talvez exista um caminho principal, mas também tem os alternativos. Nem sempre o caminho principal, apesar das aparências, será o melhor ou mais fácil; também os caminhos alternativos esconderão perigos e terão seus prós e contras.

Drops 2019 11 26 Imagem 4

Mas, se decidirmos e levarmos nossas vidas procurando a tomada de decisão baseada em bons argumentos; admitindo que às vezes nossas decisões não foram as melhores; encarando os riscos e mantendo calma e paciência para eventuais sobressaltos, aproveitar “a viagem” fica mais interessante e prazeroso.

Temos que ter em mente que alguns acontecimentos ou fatos simplesmente fogem a nossa capacidade de decidir ou intervir. Mas quando houver alternativas, teremos a possibilidade de inovar, de modificar, de recomeçar ou de simplesmente seguir em frente.

O importante é não se perder no caminho: é usar o coração como bússola, é buscar abrigo se necessário. Na bagagem, se pudermos carregar otimismo, felicidade, resiliência e bom senso, excelente. E se tivermos uma boa companhia, que torne nossa viagem mais tranquila e prazerosa, certamente as belezas e surpresas do caminho ficam ainda mais contagiantes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s