Como você olha para seu parceiro: como adversário ou amigo?

Você já ouviu falar de sobreposição de sentimentos positivos e negativos? Vem comigo que eu vou te explicar. O modo como interpretamos o que o outro diz ou faz tem uma grande diferença nas nossas interações. Se os sentimentos, comportamentos, comentários e interações são positivas durante a interação do casal, se constrói a sobreposição de sentimentos positivos, onde a positividade supera a negatividade em uma proporção de 20 para 1.

Quando um casal constrói uma sobreposição de sentimentos positivos (20/1), até mesmo a negatividade que pode surgir em situações do dia a dia é vista com um olhar diferente, mais carinhoso. Por exemplo, se um dos parceiros fala algo em um tom de voz mais áspero o outro releva: “deixa pra lá, é só uma irritação passageira”. Isso mostra que o sistema de amizade do casal está funcionando bem.

Também pode acontecer o contrário, o casal desenvolve a sobreposição de sentimentos negativos, que acontece quando os sentimentos, comportamentos, comentários e interações positivos superam os negativos em uma proporção bem menor, sendo somente 5 para 1 ou até mesmo se igualando. Quando acontece isso, as situações neutras ou até mesmo as interações positivas são vistas como negativas!

casal-sentimentos negativos.jpg

Alguns casais vivem em negação de sentimentos porque veem seu parceiro como um adversário e não como um amigo. A ligação afetiva, o companheirismo, a cumplicidade e o diálogo é que reforçam os laços de um casal. Para mudar de um estado para outro é preciso construir um sistema de amizade, que é a fundação sobre a qual um lar é construído, se a fundação não for sólida, a casa também não será.

Mas como fazer isso? O primeiro passo é compartilhar respeito e admiração, mudar o hábito de olhar somente para os erros das pessoas para corrigi-los e começar a perceber o que o filho ou o parceiro estão fazendo bem, criando uma cultura de apreciação, carinho e respeito dentro de casa. Olhar para o filho e o parceiro e perceber as indiretas ou até mesmo pedidos diretos, que são portas abertas para uma interação positiva, e aproveitar esses momentos para conexão, se voltar para as propostas ao invés de ir contra ou se afastar.

Conhecer as pessoas com quem você mora é fundamental para um relacionamento saudável, saber o que gostam e o que não gostam, quais são seus sonhos e valores! Tudo isso constrói um sistema de sobreposição de sentimentos positivos, lembrando que precisa ser de 20 para cada um negativo, você vai perceber que isso fará uma diferença enorme na hora de resolver problemas. Ter a presença de efeitos positivos, que foram construídos no dia a dia em família, quando acontecem discussões e conflitos, faz com que se vá em busca de uma solução ao invés de discutir por nada, e até mesmo as tentativas de reparação e pedidos de desculpa são mais aceitos.

casal-olhar.jpg

Como está o sistema de amizade da sua família ou entre o casal? Preparei um Coaching On-line onde falaremos sobre isso e mais outros assuntos que envolvem os relacionamentos familiares: “A Casa do Relacionamento Saudável”. Você encontra mais informações no meu Instagram @silvanaforster. Veja lá, sinta se faz sentido para você!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s