Ao deparar-se com o diferente, como você reage? Ao conhecer uma condição diferente da sua em alguém do seu convívio, o que você faz? Já pensou se o seu colega tivesse um olho de vidro? Os alunos dos sétimos anos da Escola João Darcy Rheinheimer mostraram muita empatia e, com muito carinho e dedicação, transformaram esse fato em pesquisa, projeto científico e ação de conscientização. Assim surgiu o “O olho de vidro do meu colega”.
Ao descobrirem que um colega teve um câncer aos dois anos de idade e precisou retirar o globo ocular, a curiosidade – típica das crianças e adolescentes – falou bem alto. Mas não parou por aí: eles foram entender sobre o Retinoblastoma e ergueram a bandeira para tornar o assunto mais conhecido. A doença é considerada rara, atingindo menos de 15 mil casos por ano no Brasil. Trata-se de um câncer ocular que começa na parte de trás do olho (retina) e ocorre principalmente em crianças. Ao mesmo tempo, é o tumor mais comum na infância, podendo levar à cegueira e até à morte. O diagnóstico precoce é fundamental para preservar a visão e a vida da criança: 90% dos pacientes tem chances de cura quando o problema é detectado cedo.

18 de setembro: Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma
Para marcar a data destinada a falar sobre conscientização e importância do diagnóstico precoce da doença, os alunos decidiram multiplicar a informação. Colocando fitas vermelhas (cor-símbolo da doença) na mão dos estudantes das outras turmas e divulgando informações sobre o diagnóstico precoce, eles movimentaram a Escola na manhã de quarta-feira, 18.
O olho de vidro do meu colega
O projeto foi orientado pelas professoras Paula Treviso (Educação Física) e Aline de Medeiros (Língua Portuguesa). A qualidade e relevância do projeto foram reconhecidos na IV Mostra de Iniciação Científica de Igrejinha e vai representar a cidade na Mostratec Jr, de Novo Hamburgo. O caminho e os resultados do trabalho são compartilhados pelos alunos na conta no Instagram @oolhodevidrodomeucolega.